A importância da gestão de materiais
Tese: A importância da gestão de materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dornelles12 • 23/9/2014 • Tese • 1.960 Palavras (8 Páginas) • 197 Visualizações
O objetivo é analisar e identificar as principais estratégias utilizadas pelas empresas para um melhor planejamento logístico, conhecer o funcionamento da administração de recursos materiais e patrimoniais e a melhor forma de se administrar o sistema de logística de uma empresa, produtos e serviços que satisfazem os clientes, isso através de visitas a empresas e entrevistas com os responsáveis pela logística de cada uma e o gerenciamento de seus suprimentos.
A importância da Administração de Materiais, a administração de material é a ramificação da Administração Geral, que compreende três campos básicos: pessoal, material, financeiro, juntos formam um fator importante para a empresa.
Administrar materiais compreende: planejamento, organização, direção, coordenação e controle de tarefas necessárias para qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais.
Na década de setenta não se dava a devida importância para a administração de materiais, mas a partir dos anos oitenta, devido a uma crise no Brasil, houve mudanças. Nesta época, começou a se entender o conceito de logística, onde comprar e administrar materiais tornou-se tão importante como as vendas da empresa.
Entendeu-se a necessidade de funcionários competentes, de nível superior, fluência verbal, bons negociadores, assim a administração de materiais cresceu e passou a ter um elo com a cadeia logística, pois:
- Atende ao cliente;
- É responsável pela não interrupção da produção por falta de material;
- Deve ter um estoque mínimo, por conta do custo de manutenção de estoque;
- Tem que adquirir prontamente novas compras, conforme a necessidade.
Por fim, é extremamente importante que o setor de administração de materiais esteja organizado e tenha um elo com outros canais da empresa.
Para que se tenha um alto nível de eficiência nesta atividade, é necessário ter:
- Organização e métodos;
- Qualidade;
- Informatização.
Sem organização e métodos, junto com qualidade, nada adiantará a informatização, pois ela será alimentada com dados de estatísticas da empresa, números e valores que serão levantados pelos dois primeiros itens.
Gestão de Estoque e Compras e sua Importância na Empresa, ao perceber que o mau aproveitamento de espaço para armazenagem tinha um custo alto, procurou-se uma solução para reduzir espaço e uma forma de guardar uma maior quantidade de material.
Pode-se definir "armazenagem" como guarda de produtos acabados, e "estocagem" como guarda de matérias-primas. A armazenagem na logística é importante para trazer uma melhor integração entre cadeias de suprimento, produção e distribuição. Esta integração, para ocorrer de maneira correta, se faz necessários estudos estratégicos de localização, gerenciamento, planejamento operacional, etc.
Outro fator importante é a cobertura do estoque, onde se avalia o tempo necessário para manter as mercadorias e cobrir vendas previstas, nesse usa-se o cálculo dividindo a quantidade de estoque em determinada data por previsão de vendas.
Já no giro de estoque, mede-se quanto se tem de retorno financeiro através das vendas, calculando o custo das mercadorias vendidas x 100, dividindo por custo do estoque médio no período.
A gestão de estoque e planejamento de compras devem andar juntos, para minimizar riscos e garantir lucro nos negócios.
Segundo Dias (1997), a evolução da função "compras" nas organizações mostra que é fundamental a atenção a ser dada a este setor.
Atualmente as empresas se preocupam muito com o processo de compras, pois este sendo executado com sucesso pode ser motivo de redução de custos para a empresa. Neste sentido cabe aos responsáveis por tal processo estarem atentos a preço, prazo, volume e qualidade pra se beneficiarem da execução eficaz deste processo. (DIAS, 1997).
Hoje em dia é fundamental ter como estratégia, a utilização de um sistema de gerenciamento de armazenagem, pois temos clientes informados e exigentes, o que explica as atuais mudanças dos mercados e indústrias de serviços, tudo para deixar o consumidor final satisfeito.
Muitas empresas recorrem à terceirização, onde dentro de cada cadeia da logística pode-se terceirizar armazéns, transporte, distribuição do produto, incluindo fluxo interno e abastecimentos aos postos.
Por fim, também se avalia a melhor forma de transferir o estoque para o consumidor, seja levando até ele, ou reservando um espaço físico para que ele mesmo retire.
Essas são algumas das estratégias usadas para gerar lucros com estoque nas empresas.
Exigência de Quantidade
• A demanda de mercado determina as quantidades necessárias.
• A quantidade é importante porque influenciará o modo como o produto será projetado, especificado ou fabricado.
• Por exemplo:
Se a demanda de um item, ele seria projetado para ser fabricado num custo mínimo, ou então um item padronizado adequado seria selecionado. Entretanto, se a demanda fosse de vários milhares, o item seria projetado para tirar proveito de escala, satisfazendo assim às necessidades funcionais a um preço melhor.
Exigências de Preço.
A especificação do preço representa o valor econômico que o comprador atribui ao item – a quantia que está disposta a pagar.
Exigências Funcionais.
• As exigências funcionais estão relacionadas com a utilização final do item e com seu desempenho esperado.
• Por sua própria natureza, as especificações funcionais são as mais importantes de todas, governando todas as outras categorias.
• Em certo sentido, as especificaçõesfuncionais são as mais difíceis de definir.
• Para obter o sucesso, elas devem satisfazer a necessidade ou o propósito real do item.
Especificações funcionais e qualidade.
• Há muitas definições de qualidade, mas todas giram em torno da ideia de satisfação
...