A organização burocrática
Resenha: A organização burocrática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandaeedina • 1/5/2013 • Resenha • 256 Palavras (2 Páginas) • 424 Visualizações
A organização burocrática
Nos últimos duzentos anos a história tem se acelerado com novos elementos desde a revolução industrial. Organizações são exemplo disso. Elas existiam, mas não eram a regra.
Hoje as Organizações são o sistema predominante nas sociedades industriais. Elas são cada vez mais complexas e estruturadas. Atualmente, dos sistemas pré-existentes, apenas a família conserva a importância. Clã, tribo, feudo, pequena empresa familiar não são mais dominantes. A pequena empresa tende a desaparecer, mantendo apenas a grande empresa, o estado moderno, clubes, igrejas, escolas e associações de classe.
Ressalte-se que o homem raramente trabalha, defende seus interesses e se diverte por conta própria. Isto porque as organizações coordenam sua vida. Organizações se justapõem e interpenetram.
Nesse diapasão, cumpre frisar que a sociedade moderna se caracteriza pelas organizações, onde a predominância desse tipo de sistema social justifica seu estudo.
As organizações também tem papel essencial para a formação da personalidade do homem moderno onde a sua boa administração são condições para desenvolvimento d e um país.
Importante lembrar, por oportuno, que a moldagem da personalidade pela organização é objeto de estudo: Weber e Merton estudaram do ponto de vista científico. William Whyte e David Riesman foram além. Whyte descreveu o homem americano como "The Organization Man", com crítica social amarga. O homem da organização pensa em grupo, se diverte e trabalha em grupo. Seus valores e crenças são os da administração e seu comportamento é condicionado. A tese de Whyte é que a organização é tão importante que deu origem a um novo homem, que prevalece em países desenvolvidos especialmente nos EUA.
...