ANALISE PARCIAL DE AGENCIADOR DE CARGAS
Por: danilolmcrespo • 10/5/2016 • Relatório de pesquisa • 3.186 Palavras (13 Páginas) • 331 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
POLO: SERTAOZINHO, SÃO PAULO
1ª SÉRIE
NOME DANILO LUIS MAXIMO CRESPO RA 3106346223
RELATÓRIO PARCIAL
PROJETO INTERDISCIPLIAR APLICADA EM TECNOLOGIA EM MARKETING PROINTER I– 1º BIMESTRE
PROFESSORA-TUTORA A DISTANCIA ELAINE OLIVEIRA FOSTER REIS
SERTAOZINHO/SP
2016
RELATÓRIO PARCIAL
- QUESTIONARIO – ENTREVISTA COM O EMPREGADOR
Nome da Empresa: Cargatrans
Endereco: Rua Vicente Michelotto
Cidade: Curitiba
Estado: PR
Ramo de Atividade: Servicos deTransporte e Agenciamento de Cargas
Produtos e/ou Servicos: Transportes
Data de Inicio das Atividades: 2010
Entrevistado: Lorenzo Miguel Goncalvez
- Qual os fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?
Eu sou uma pessoa proativa, talvez ate uma definição melhor seria dizer-te elétrica, assim quando eu era funcionário me sentia bem limitado com minha rotina, na verdade eu gostava do que eu fazia, pois indiretamente não deixava de ser o que faço hoje porem as condições eram outras, a solução de problemas era de outra forma e se pudesse conduziria de outra maneira; E claro que alem disso sempre sonhei com uma independência financeira que me permitisse ter liberdade de horário, data de férias, folga... porem como empresário isso não foi resolvido, minha condição hoje neste sentido e ainda mais complicada que antes pois eu sou responsável por minha própria empresa.
- Existem outros empreendedores em sua família?
Não, entre meus irmãos e irmãs somente eu que tomei este caminho, talvez porque meu desejo fosse maior que meus medos. Tenho um irmão que e vendedor de seguros, uma irma que no momento esta desempregada por exemplo.
- Sua idéia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?
Eu sempre desejei ser diferente da maioria, ter minhas coisas e fazer minha agenda, não sonhava ser necessariamente um empreendedor mas algo como representante para mesmo com vinculo conservar minha liberdade. Nas funções anteriores eu observava bem os superiores para absorver aquilo que pudesse, mas acho que foi o desejo enquanto funcionário que me motivou.
- Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negocio?
Ah... ( expressão de desapontamento e constrangimento ) Hoje eu estou tentando me instruir melhor, por organizações de apoio para empresários e escolas de curso rápido, pesquisas na internet. Não pude estudar muito, ainda no colegial comecei a trabalhar e não consegui conciliar com o ensino médio, so retornei após me estabilizar em uma outra empresa, isso 4 anos depois. Creio que teria sido muito melhor se tivesse estudo na época que comecei a trabalhar nesta empresa, pois teria outras oportunidades e ate mesmo para o meu negocio, talvez teria iniciado mais cedo.
- Porque muitos profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?
Tem uma frase conhecida, vou ate arriscar dizer-te em inglês: “No pain, no gain”. Eu penso que o medo e a maior limitação que uma pessoa pode ter, e claro que não se pode sair tentando fazer tudo esperando que de certo, mas deixar com que o medo ou o comodismo gerado por um emprego estável domine, isso e o pior. Tambem penso que arriscar não seja para todos, existem pessoas e pessoas, perfis diferentes e algumas possuem competência melhor para a estabilidade de um emprego formal.
Mas voltando a pergunta, e claro que tive medo de arriscar, o medo faz parte do ser humano, ele mostra que há risco em determinada situação, ele e um sentimento importante, não pode ser simplesmente desprezado.
- Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?
Temos que hoje pensar e trabalhar, ai no amanha a gente colhe e continua trabalhando e pensando no futuro, pelo menos por hoje diria que essa atividade não para, e eterna.
- De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?
Veja, eu encaro toda teoria como resultado de uma analise de um problema real, não simplesmente uma regra criada por um charlatão, ainda mais com relação a ética pois isso já tem total relação com a pessoa, o individuo... sua educação, sua criação.
Acredito que o respeito pelo outro e primordial.
- Como você encontrou a oportunidade de empreender?
Vou uma caca e não um encontro, eu diria que se não fosse desta forma seria de outra mas seria uma hora ou outra.
O que aconteceu foi que tinha varias idéias e nenhuma atitude pratica com relação a elas, quando fui obrigado a mudar minha vida por motivos pessoais e profissionais pude arriscar na que achei mais fácil e firme.
- Como você avaliou esta oportunidade?
Um pouco do que já respondi na outra, eu tinha varias informações trabalhando na minha cabeça, já estavam ali ou seja, eu já analisava varias coisas no meu dia a dia assim quando chegou o momento em que poderia realiza-la fui em frente, encarei.
- Voce já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.
Talvez, isso para não responder sim e não! ( Risos )
Eu “estudava” situações, imaginava sempre se fosse eu o que faria, se a oportunidade fosse minha como eu agiria. Quando aconteceu minha demissão fiquei sem rumo, já tinha mais de dez anos de empresa, ali já tinha visto de tudo, pude aprender muito mas minha condição me limitava pois ainda não tinha nada mais que experiência, sem diploma de nível superior ou técnico oque poderia fazer? Criei minha oportunidade a partir daí. Pensei, tenho contatos então posso fazer para mim o que fazia para a outra empresa, ou quase isso.
...