RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO ANÁLISE DE CUSTOS PARA EMPRESAS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA
Por: franzinha123 • 13/4/2015 • Resenha • 520 Palavras (3 Páginas) • 6.567 Visualizações
RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO: PRÁTICAS ORÇAMENTÁRIAS APLICADAS EM EMPRESAS HOTELEIRAS NO BRASIL: UM ESTUDO NA CIDADE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ – SC.
CODESSO, Maurício Mello; LUNKES, Rogério João; SUAVE, Ricardo. Práticas orçamentárias aplicadas em empresas hoteleiras no brasil: um estudo na cidade de balneário camboriú – sc. Artigo Acadêmico. 2013. 14 p.
Maurício Mello Codesso, Mestrando no Programa de Pós-graduação em Contabilidade pela UFSC, Rogério João Lunkes, Professor no Programa de Pós-graduação em Contabilidade pela UFSC e Ricardo Suave, Mestrando no Programa de Pós-graduação em Contabilidade pela UFSC, autores do artigo citado acima, escreveram o mesmo com o objetivo de explorar as práticas orçamentárias das empresas hoteleiras na cidade de Balneário Camboriú – SC, buscando auxiliar gestores de empresas quanto à escolha dos métodos adequados.
O artigo mostra os resultados obtidos através de uma pesquisa empírica como são realizados os orçamentos nos hotéis da cidade, comparando-os com os mais diversos lugares ao redor do mundo, tais como: Estados Unidos, Reino Unido, Turquia, Austrália, dentre outros. Demonstra um diagnóstico da realidade atual para um melhor planejamento em empresas hoteleiras, contribuindo assim para a compreensão quanto à prática orçamentária nesse tipo de empreendimento, uma vez que o setor turístico apresenta um papel importante na economia brasileira.
O presente artigo também trás uma breve apresentação sobre o município em questão, a amostra da população, caracterização dos hotéis utilizados para a pesquisa, os procedimentos utilizados na pesquisa, a metodologia e uma ótima introdução sobre processos orçamentários.
O objetivo do artigo é demonstrar a importância do planejamento para o sucesso da empresa através da prática orçamentária realizada adequadamente, explorando as diversas empresas hoteleiras da cidade de Balneário Camboriú.
Foram utilizadas análises de referências bibliográficas internacionais e consulta de periódicos e revistas para elaboração de um questionário, onde o mesmo foi baseado nas características apontadas pela revisão da literatura e aplicado em 11 empresas, obtendo a resposta de 6 destas.
A leitura foi de grande valia, contribuindo para o entendimento sobre a área da hotelaria, a importância do orçamento para o sucesso da empresa e as falhas que as mesmas apresentam em relação à prática inadequada durante o processo da elaboração orçamentária. Foi possível também perceber que nem todos os hotéis da cidade utilizam esse recurso e que alguns não possuem classificação definida, ou seja, utilizam também a nomenclatura pousada. Os autores procuraram esclarecer todos os pontos em relação às questões aplicadas e seus resultados, fazendo com que o leitor consiga entender habilmente a realidade dos hotéis da cidade.
Assim, concluiu-se que a pesquisa teve seu objetivo alcançado, considerando que foi possível observar o planejamento, execução e controle do orçamento das empresas. Observando que a maioria são empreendimentos novos, fundado a menos de 24 anos; o tipo de ferramenta utilizado, quão demorado é o processo e o tipo mais usado.
Por fim, os resultados demonstram que o orçamento em empresas hoteleiras ainda é subutilizado no Brasil, pois foi possível perceber a ausência de algumas práticas utilizadas em outros países, onde as empresas que adotam esse processo tem grande sucesso.
...