ARTIGO DE JORNAL
Dissertações: ARTIGO DE JORNAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: antoninha46 • 24/9/2013 • 536 Palavras (3 Páginas) • 411 Visualizações
ARTIGO DE JORNAL
RESUMO:
OS ALUNOS ESTÃO CADA VEZ MAIS LONGE
Um milhão de estudantes. Mais de um bilhão de reais ao ano. Esse é o tamanho do mercado de ensino a distância no Brasil - um negócio que continua a atrair investidores do mundo todo
O número de alunos matriculados em cursos a distancia vem avançando ao longo dos anos e consequentemente os lucros das instituições. Esse avanço tem despertado o interesse de muitas instituições que pretendem alcançar um número maior de alunos.
A mais nova instituição a entrar no mercado, é o grupo Veris, que é dono de sete instituições de ensino brasileiras, entre elas unidades do Ibmec e dará início ao ensino a distância com a expectativa de que em 5 anos esses alunos representem 20% do faturamento total do grupo. Com o objetivo voltado para classes A e B com cursos de pós-graduação e basicamente os mesmos preços dos cursos presenciais. Para isso contratou profissionais competentes e com experiência na área, como uma das primeiras medidas.
O crescimento do mercado de ensino a distância cresceu e tende a crescer ainda mais, pois a cada ano o número de alunos aumenta e o ganho das instituições também. Isso se deve pela comodidade de um horário mais flexível ao aluno que não precisa se deslocar até uma universidade, pela diferença de preço entre um curso a distância e um curso presencial, pela facilidade de ter um pólo em sua cidade, considerando que muitas cidades não possuem universidades, além de outros atrativos. Esse crescimento da área é bem notado pelas próprias instituições que vêem a taxa de alunos presenciais cair, enquanto a de seus alunos a distancia, só aumenta. Mas é bom lembrar, que para atender esse público crescente, é preciso se estruturar e garantir condições de ensino.
O ensino a distancia despertou interesse em diversos investidores tanto no Brasil como no exterior, o que faz com que as instituições procurem estratégias de incorporação com outros grupos para garantirem mais alunos matriculados, o que não as livre da concorrência externa que também tem feito seus investimentos. Ainda neste ano, o Apollo Global planeja entrar no mercado brasileiro com força. O grupo já tem negócios na China e na Índia, onde o ensino a distancia tem se tornado um mercado gigantesco. Ao inverso, a brasileira Eadcon que lidera o mercado brasileiro, iniciou sua primeira operação fora do país, na Colômbia, e pretende avançar e se expandir por toda América Latina.
Com a concorrência, o Ministério da Educação apertou o cerco às instituições. Uma medida drástica tomada foi a exigência de computadores e bibliotecas instaladas nos pólos de ensino com professores para tirar dúvidas. Para muitas instituições foi um golpe duro, pois algumas admitem não terem essa estrutura, mas com o mercado competitivo a necessidade de mudanças é necessária e urgente, considerando que pelo menos 15 fundos de investimentos tem interesse no mercado e para serem conquistados, as instituições interessadas terão que ter gestão transparente e projetos de longo prazo. Assim, uma boa estratégia é correr atrás.
...