ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DA COMPANHIA DAS VARIEDADES DE R & M
Trabalho acadêmico: ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DA COMPANHIA DAS VARIEDADES DE R & M. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: igns • 13/5/2014 • Trabalho acadêmico • 3.071 Palavras (13 Páginas) • 378 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ......................................................................................................03
2. DESENVOLVIMENTO .........................................................................................04
2.1 VISÃO ORGANIZACIONAL.... .......................................................................... 04
2.2 FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS............ ...................................................04
3. ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DA EMPRESA R&M VARIEDADES .............05
3.1 ESTRATÉGICAS PARA CONQUISTAR CLIENTES .........................................05
3.2 ÁREAS FUNCIONAIS QUE A EMPRESA ESTÁ ESTRUTURADA .................06
3.3 ÉTICA EMPRESARIAL ...................................................................................08
3.3.1 PRINCÍPIOS ÉTICOS DA ORGANIZAÇÃO ....................................................08
3.4 COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL ...................................................................09
3.5 TECNÓLOGIA E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL .................................09
3.5.1 APLICATIVO COMERCIAL..............................................................................10
4. ESTUDO DE CASO...............................................................................................10
5. PLANO DE MELHORIA.........................................................................................11
5.1 IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA ...................................................................11
5.2 RESOLUÇÃO, GERAR IDEIAS...........................................................................11
6. CRIAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA ...............................................................11
7. CONCLUSÃO .......................................................................................................13
REFERÊNCIAS ........................................................................................................14
1 INTRODUÇÃO
A gestão estratégica é um processo contínuo, um caminho sem volta, que tem um começo, mas não tem um término, pois ela está comprometida profundamente com o crescimento, o desenvolvimento e até com a própria sobrevivência futura da organização.
Muitas empresas buscam o aprimoramento de seus produtos e serviços, objetivando o aumento de vendas/faturamento, entretanto, poucas são as empresas que sabem a importância da organização da empresa como um todo. Preocupam-se em melhorar a tecnologia do produto ou serviço e esquecem-se de dar atenção ao restante da empresa. O que muitas vezes ocorre é um aumento de vendas, gerando um crescimento desordenado, o que faz com que, quanto mais a empresa venda, mais desorganizada ela fica, pois não foi preparada a estrutura básica para acompanhar este crescimento.
Um primeiro ponto que marca este período diz respeito à falta de tempo para se pensar e à dedicação ao agir. Como o que se quer é resultado, a palavra de ordem passa a ser fazer, fazer e fazer, isto porque o risco foi assumido e as ideias definidas na fase anterior precisam ser colocadas em prática, precisam acontecer. Importante se ter em mente que à medida que a firma vai desenvolvendo suas atividades, os riscos vão aumentando e, consequentemente, mais firme terão de serem os compromissos.
Esta ideia do fazer acaba por conduzir a empresa a trabalhar com pouco ou nenhum conjunto de diretrizes, sistemas, normas, procedimentos e orçamentos, não havendo tempo para reuniões. Além do que, a administração é totalmente centralizada, prevalecendo um "show individual" do empreendedor. O ambiente é bastante pessoal e as pessoas são contratadas à medida que se tornam necessárias e porque impressionam o dono.
De acordo com as observações realizadas na empresa R&M Variedades, cujo ramo é varejista, averígua-se que o crescente nível de competição tem levado as organizações a desenvolverem estratégias que visam torná-las menos vulneráveis às mudanças que vêm ocorrendo nos ambientes externos e internos. O processo de globalização (financeiro, produtivo e comercial), levam essas empresas a encontrarem um processo de reestruturação, com o objetivo de se manter mesmo na competitividade.
2 DESENVOLVIMENTO
O presente estudo realizado pelos acadêmicos de Gestão de Recursos Humanos tem como objetivo geral, apresentar novos métodos e modelos para uma reorganização estrutural de uma empresa, onde a estratégica organizacional é fundamental para superar a competitividade e como objetivos específicos serão apresentadas à empresa, como ter uma visão organizacional e ferramentas administrativas: Planejamento, organização, direção e controle.
2.1 VISÃO ORGANIZACIONAL
A visão orienta a organização numa meta de longo prazo criando um compromisso consigo própria no intuito de atingir o propósito declarado. Uma posição que a empresa pretende ocupar no futuro em seu mercado de atuação, com relação ao portfólio ou sua participação, sendo uma premissa básica no desenvolvimento do plano estratégico. O conhecimento tem se tornado um recurso cada vez mais estratégico para as organizações buscarem sua competitividade e sobrevivência: surgem assim as organizações baseadas no conhecimento.
2.2 FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS
Planejamento: Planejar é um processo no qual se identifica aonde se quer chegar (uma situação ou um estado), para definir como chegar lá, da forma mais eficiente possível. O Planejamento Empresarial é visto como de vital importância para o bom funcionamento administrativo e imprescindível para atingir a meta e os objetivos que se deseja alcançar. Toda ação empreendedora e comercial parte primeiramente de um bom planejamento estratégico.
Organização:
...