ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE E EMPREENDEDORISMO.
Exames: ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE E EMPREENDEDORISMO.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: toniely • 27/3/2015 • 898 Palavras (4 Páginas) • 2.120 Visualizações
ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE E EMPREENDEDORISMO.
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de: Atividade Física, Esporte e Empreendedorismo, unidade 01 do Caderno de Referências de conteúdo. Como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Antônio Eduardo Ribeiro.
(TAGUATINGA - DF)
2015.
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
Curso: Bacharelado em Educação Física
Disciplina: Atividade Física, Esporte e Empreendedorismo
Professor: Antônio Eduardo Ribeiro .
Tutor presencial: Eduardo Schneider.
Unidade(s): Claretiano, 2015. Atividade I (Material de Apoio).
Atividade I do Portfólio.
Objetivos
• Reconhecer a importância dos conhecimentos da Administração que contribuem com o desenvolvimento das habilidades e competências do administrador.
• Despertar para a compreensão da necessidade da intervenção profissional na gestão das organizações, buscando conexão com atuação do profissional de Educação Física no campo da Gestão de Empreendimentos Físico-Desportivos.
Descrição da atividade
Com base nas leituras realizadas até o momento, visite uma Organização ou Entidade privada que atue na área dos Esportes, Treinamento ou Atividade Física, como: clubes esportivos, academias de ginástica, escolas de esportes ou até mesmo seu próprio campo de atuação profissional, caso atue nessa área. Durante sua visita, você deverá observar o cenário da Organização ou Entidade, levando em conta os aspectos relativos à Administração nessas organizações, para em seguida responder a seguinte questão:
• As organizações privadas das áreas de Esportes, Treinamento ou Atividade Física devem se preocupar também com a Gestão? Justifique sua resposta.
Introdução:
Quantas pessoas no país possuem a vontade de terem o seu próprio negócio? Quantas dão o próximo passo e se aventuram neste projeto? Quantas sabem ou, possuem as diretrizes bases para planejar, organizar, gerir e administrar esse negócio?
Vejamos essas informações vindas do SEBRAE, (Sistema Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas). A pesquisa mostra que 27% das empresas paulistas fecham em seu 1.º ano de atividade. Na comparação com as primeiras edições da pesquisa observa-se tendência de queda na taxa de fechamento de empresas.
Porém, os resultados indicam que a taxa de mortalidade de empresas ainda é relativamente elevada. O relatório também identifica as principais causas que levam ao fechamento das empresas:
- comportamento empreendedor pouco desenvolvido;
- falta de planejamento prévio;
- gestão deficiente do negócio;
- insuficiência de políticas de apoio;
- flutuações na conjuntura econômica;
- problemas pessoais dos proprietários. (Fonte: Site do SEBRAE, consultado em 05/03/2015).
27% das empresas fecham no primeiro ano, mas, o mesmo órgão aponta que 60% das empresas fecham as portas até o segundo ano.
Dados do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) Minas apontam que 60% das empresas fecham as portas até o segundo ano de existência.
“Um dos motivos é a falta conhecimento administrativo”, segundo o consultor do SEBRAE, Augusto Manso.
Esses dados nos levam a pensar a respeito da importância do profissionalismo, na gestão para obter-se o sucesso, de uma empresa.
Desenvolvimento e Resposta:
As organizações privadas das áreas de Esportes, Treinamento ou Atividade Física devem se preocupar também com a Gestão?
Resposta: A ciência administrativa é uma necessidade em qualquer empresa; independente do seu porte, ou do segmento de atuação da mesma. Não é possível gerir sem as funções administrativas:
• Planejamento
• Organização
• Direção
• Controle
Essas funções norteiam a gestão que deve
...