ATPS Analise De Investimentos
Ensaios: ATPS Analise De Investimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andsilcost • 24/11/2013 • 838 Palavras (4 Páginas) • 299 Visualizações
Conceito de Investimento:
O termo ‘investimento’ esta no nosso cotidiano apresentado de diversas maneiras, por exemplo:
• Comprar uma casa;
• Poupar dinheiro na Poupança;
• Fazer uma faculdade;
• Etc.
São diversos exemplos que poderiam ser citados o que só vem confundindo o que é investir. O que todos eles têm em comum?
O investimento significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Essa é característica que todos têm em comum.
Tipos de Investimento:
Os investimentos podem ser divididos de diversas maneiras, mas, basicamente, dividem-se em três grandes categorias. Dessa forma, temos os seguintes tipos básicos de investimento:
Investimento público: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades publicas a fim de gerar bem estar social. Normalmente os investimentos públicos não tem por objetivo o retorno monetário, mas sim retornos sociais. Exemplos: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, dentre outros.
Investimento privado: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. São eles os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Exemplos: Industrias, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.
Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelo governo ou entidades públicas e em parte por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado. Normalmente esse tipo de investimento estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para sociedade quanto retorno monetário. Exemplos: Petrobrás e o Banco do Brasil.
Importância dos Investimentos
O investimento é fundamental tanto para economia quanto para as empresas.
A economia de qualquer país só pode crescer com um fluxo continuo de investimento. A lógica dessa afirmação é que, para a economia crescer é necessário aumentar a produção das fabricas (Unidades Produtivas), que se mede tradicionalmente pelo (PIB) Produto Interno Bruto. Se elas possuem uma capacidade limitada não conseguem aumentar o PIB á longo prazo, se faz necessário investir para aumentar as unidades já existentes como também criar novas unidades produtivas.
Os investimentos também são fundamentais para as organizações. A própria sobrevivência das organizações á longo prazo esta condicionada ao volume de investimento realizado por elas. Ele pode influenciar em pelo menos dois aspectos:
Expansão das organizações: as organizações, em especial as privadas, têm por objetivo crescer, expandir seu mercado consumidor, de forma a poder gerar mais retorno. A única forma de viabilizar isso é realizando investimentos.
Reposição de capital: as organizações, mesmo que não estejam em expansão, necessitam de um fluxo de investimento, no mínimo, suficiente para repor o desgaste e a obsolescência das suas maquinas e equipamentos desgastados e ultrapassados, o que acarretará produtos e serviços mais caros e de menor qualidade que os de seus concorrentes, comprometendo, assim, a sua sobrevivência.
Dessa forma, as organizações, pelo menos com a “saúde financeira”, mantêm um fluxo de investimento a fim de garantir a reposição do seu capital e seus planos de expansão. Esse processo de investimento nas organizações é representado na figura a seguir.
IMAGEM
Títulos Públicos
Os títulos públicos são ativos de renda fixa, ou seja, seu rendimento pode ser dimensionado no momento do investimento ao contrário dos ativos de renda variável (como ações), cujo retorno não pode ser estimado no instante da aplicação. Dada a menor volatilidade dos ativos de renda fixa frente aos ativos de renda variável, este tipo de investimento é considerado mais conservador, ou seja, de menor risco.
Toda a empresa antes de qualquer tomada de decisão para investimento faz orçamentos detalhados, onde se verifica a melhor maneira de investir, seja na empresa ou fora através
...