ATPS DE ECONOMIA
Trabalho Universitário: ATPS DE ECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sdepaula • 31/3/2014 • 5.966 Palavras (24 Páginas) • 472 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO¬¬-------------------------------------------------------------------------------------------------4
2. DESENVOLVIMENTO---------------------------------------------------------------------------------------5
2.1. ETAPA 1 -------------------------------------------------------------------------------------------------------5
2.2. ETAPA 2 ------------------------------------------------------------------------------------------------------11
2.3. ETAPA 3 ------------------------------------------------------------------------------------------------------13
2.4. ETAPA 4 ------------------------------------------------------------------------------------------------------16
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS--------------------------------------------------------------------------------20
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS---------------------------------------------------------------------21
LISTA DE GRÁFICOS E TABELAS
GRÁFICO 1. ATRIBUTOS MAIS VALORIZADOS NO CHOCOLATE PELOS CONSUMIDORES---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------9
GRÁFICO 2. FREQUÊNCIA DE CONSUMO DE CHOCOLATE------------------------------------------9
GRÁFICO 3. RENDA FAMILIAR DOS CONSUMIDORES DE CHOCOLATE------------------------9
GRÁFICO 4. FREQUÊNCIA DE COMPRA DE MARCA--------------------------------------------------10
GRÁFICO 5. PREFERÊNCIA DA MARCA------------------------------------------------------------------10
GRÁFICO 6. FINALIDADE DA COMPRA-------------------------------------------------------------------10
TABELA 1. INFORMAÇÕES SOBRE A CIDADE DE GOIÂNIA---------------------------------------13
TABELA 2. ESTATÍSTICA DO CADASTRO CENTRAL DE EMPRESAS----------------------------14
TABELA 3. PRODUTO INTERNO BRUTO DOS MUNICIPIOS-----------------------------------------14
TABELA 4. CARGA TRIBUTÁRIA---------------------------------------------------------------------------17
TABELA 5. VALOS DOS IMPOSTOS SOBRE OS PRODUTOS-----------------------------------------19
1 INTRODUÇÃO
O mercado de chocolates no Brasil teve grande crescimento e está sendo observado há tempos, especialmente depois do sucesso da Cacau Show. A Cacau Show é a maior indústria na produção de chocolates finos do Brasil.
Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor de chocolates do mundo e as empresas estão investindo pesado para que o país chegue à segunda colocação até 2016. Este mercado atrai grande número de empreendedores e, portanto, concorrentes, mas mesmo com a grande concorrência, a fabricação de produtos de chocolate oferece muitas oportunidades para o pequeno empreendedor.
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), a demanda e a oferta do chocolate no país, bem como as importações, vem em constante crescimento desde 2005, e o principal esforço da indústria está na inovação em todas as etapas de produção, aprimorando de sabores, texturas, embalagens, formatos e distribuição, apontando ainda o crescimento dos chocolates Premium no mercado nacional. Há cerca de dois anos eles respondiam por apenas 1% do mercado de chocolates e hoje já representam cerca de 6%, ou seja, aproximadamente 30 mil toneladas por ano de um total de 473 mil toneladas, que inclui tabletes, tabletes recheados, bombons, barras, trufas, ovos de Páscoa e outras especialidades. Além disso, segundo a Abicab, esse segmento cresce a taxas superiores ao chocolate convencional, pois os consumidores buscam novas alternativas de consumo.
O chocolate é um produto mundialmente apreciado e que por muito tempo foi designado como sendo prejudicial à saúde. No entanto, pesquisas mais recente reforçam a tese de que o chocolate consumido moderadamente pode ser benéfico à saúde.
Hoje, o chocolate no Brasil é considerado por todo o universo consumidor como um alimento moderno, que repõe as energias gastas e proporciona prazer ao consumi-lo.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising(ABF), realizados em conjunto com o programa de administração de varejo, da Fundação do Instituto de Administração (FIA), referente a previsão do primeiro trimestre de 2012, o setor alimentício representa mais de 34% de todas as franquias do Brasil, o que esclarece que o setor está em alta podendo ser visto com seriedade na hora da escolha de um possível investimento. As vantagens de abertura de uma franquia são imensas, devido a aquisição de uma reputação existente de uma marca, além do suporte constante que as franquias fornecem aos franqueados.
Diante do contexto, o objetivo principal deste relatório é apresentar os estudos e análise de potencialidade e viabilidade para abrir uma loja de comércio de chocolates finos oferecido pela Franquia Cacau Show, a ser localizada na cidade de Goiânia.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ETAPA 1
De acordo com a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, os principais ramos de negócios promissores são: Tecnologia, Logística, Agronegócios, Educação, Beleza, Esportes, Biotecnologia, Moda, Turismo, Alimentação, Bebidas, entre outros.
O grupo de profissionais com interesse em abrir uma franquia da Cacau Show, é formado por acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera – Uniderp em Anápolis, estado de Goiás, onde ambos tem como objetivo obter retorno sobre o investimento.
Quanto se compra e se vende
O chocolate é motor de vendas de doces no mundo todo. No Brasil, a sazonalidade no consumo de bombons e chocolates em tempos de Páscoa é impulsionada em todas as camadas sociais, estimuladas pela comemoração da data.
Este ano, o produto deve movimentar o equivalente a R$ 4,4 bilhões no mercado nacional, com índice de venda 15% superior a 2012, segundo pesquisa da IPC Marketing, banco de dados que
...