ATPS Economia
Trabalho Escolar: ATPS Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: euborges • 28/9/2014 • 382 Palavras (2 Páginas) • 302 Visualizações
Etapa 1- Passo 2
Considerando então o ramo de negócios escolhido – Celulares Smartfones- analisar-se-ão aspectos referentes à quantidade decompra e venda do produto, comportamento do consumido e influencias da economia sobre o ramo deste negócio então, escolhido.
Quanto à quantidade de compra e venda do produto salienta-se que de acordo com as pesquisas feitas pela IDC – a principal provedora global de inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para as indústrias de tecnologia da Informação e Telecomunicações – a venda de celulares e tablets não para de aumentar no Brasil.
Os fabricantes, por sua vez, já perceberam que possuem aqui um grande mercado no qual vale a pena investir. Para se ter uma noção, alcançou-se a marca de 27,3 milhões de celulares vendidos durante os seis primeiros meses de 2012. Deste total, 6,8 são smartphones e 20,5 milhões são os chamados feature phones, aparelhos tradicionais que possuem todas as funcionalidades básicas e têm acesso à Internet, mas que não possuem um sistema operacional como o outro.
Analisando de forma vertical os números do primeiro semestre deste ano com o mesmo período de 2011, a IDC concluiu que o mercado de aparelhos celulares de forma geral sofreu uma queda de 16%, e o mercado de feature phones queda de 29%. Porém, os smartphones tiveram alta de 77%. Com este mercado em constante crescimento, a variedade desses aparelhos inteligentes permite que o
consumidor opte por aquele que possuir um melhor custo-benefício. Surge aqui a questão do aumento da concorrência entre os fabricantes, pois a tendência é que o preço desses produtos caia significativamente nos próximos anos.
Em dados numéricos, conforme aIDC é de que o mercado total de celulares chegue à marca de 62 milhões de unidades comercializadas em 2012. Os aparelhos com sistema operacional devem ter alta de 82%, e os aparelhos celulares tradicionais queda de 21% em relação ao ano de 2011, ainda de acordo com as previsões da IDC, até 2015 os smartphones devem representar 57% do mercado total de celulares no Brasil.
Retomando a teoria acima, nota-se que a entrada de smartphones no Brasil é de 14% da população, o que significa que um em cada sete brasileiros possui um smartphone, número que equivale a aproximadamente 27 milhões de pessoas no país. Desse total de smartphones, 28% funcionam com sistema operacional Android, 10% com
...