ATPS FINANCEIRA
Ensaios: ATPS FINANCEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: robertabortoloti • 13/3/2014 • 4.515 Palavras (19 Páginas) • 489 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS E SUPERVISIONADAS
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Etapa 1: Aula-tema: O que é Administração Financeira e Orçamentária. Tipos de Negócios.
Passo 1, Passo 2 e Passo 3.
O VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO
Administradores financeiros e investidores têm uma preferência natural por dinheiro agora em vez de depois, assim eles aumentam o seu valor, por uma razão de o dinheiro valer mais agora do no futuro, é importante está atualizado nos tramites do mundo financeiro, principalmente aos fatores que diminuem o valor do dinheiro ao longo do tempo.
Existem índices que podem descrever o valor do dinheiro progressivamente, esses índices são:
• INFLAÇÃO
• RISCO
• PREFERÊNCIA PELA LIQUIDEZ
Inflação é algo continuo e generalizado, representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. As variações da inflação alteram diretamente o poder de compra, seu dinheiro hoje é maior do será amanhã, desvalorização da moeda.
Exemplo: num país com inflação de 5% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 12,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 15,40. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 110% do valor de compra.
A definição mais comum utilizada aborda riscos como “ameaça de que um evento ou ação
(interno ou externo) possa afetar negativa ou positivamente o ambiente no qual se está
inserido. O risco aumenta ao passar do tempo, a maioria das pessoas desejam evitar riscos e se dispõem a entregar seu dinheiro pela promessa de recebê-lo no futuro apenas se forem adequadamente recompensados pelo risco a ser assumido. O futuro da economia brasileira é imprevisível como também as tendências econômicas e financeiras, sendo impossível prever com precisão se o dinheiro investido hoje estará disponível amanhã. O risco de mercado existe em decorrência da possibilidade de ocorrerem perdas mediante movimentos adversos no mercado.
É o risco da perda financeira como resultado da mudança ocorrida no valor percebido de
um dado instrumento. O exemplo clássico de risco de mercado procede das perdas na
Bolsa de Valores. Liquidez refere-se a facilidade de transformar um ativo em dinheiro, ou seja, é o grau de agilidade de conversão de um investimento sem perda significativa de seu valor.
Há ainda outra forma de entender o mesmo conceito: a liquidez será maior quanto maior for o interesse do mercado em adquirir o ativo. O fluxo de caixa é um dos principais
Controle Financeiro
A gestão financeira é uma ferramenta para assegurar o sucesso de uma empresa e, para que isso aconteça, o empreendedor tem de saber produzir alguma coisa e, também, estudar como esse produto pode lhe trazer dividendos. Na seqüência, deve medir custos e estabelecer um preço que seja acessível a seus clientes e que também lhe proporcione lucratividade no ganho de capital. Importante também acompanhar de perto o fluxo de caixa da empresa”.A grande maioria acaba contratando um contador externo para fazer esse serviço. Mas somente o contador não é suficiente, o fluxo de caixa traz informações importantíssimas e precisa de um acompanhamento de caixa diário, feito pelo próprio proprietário ou por um funcionário designado para cumprir essa função. A gestão financeira de uma empresa é das ferramentas que determina o seu sucesso, uma gestão financeira adequada contribui no alcance de bons resultados.
Estudo divulgado pelo Sebrae-SP indica que a taxa de mortalidade de micro e pequenas empresas do estado, com até cinco anos de atividade, chegou a 56% em 2004. A taxa é bastante superior à encontrada em países europeus e nos Estados Unidos, onde a taxa fica tradicionalmente entre 37% e 42%. Dentre as empresas que buscam ajuda do Sebrae-SP, essa taxa de mortalidade é de apenas 30%, segundo indica levantamento da entidade.
Ações
Ação é um título pelo qual o investidor passa a deter parte de uma determinada empresa, podendo ter direito a voto (ações ordinárias) ou não (ações preferenciais). Seu rendimento vem de duas formas: compra e venda conforme o desempenho da ação na bolsa de valores, local em que ela é negociada - ou através dos dividendos (repartição dos lucros e benefícios dados pela empresa em questão).
Investir em ações pode ser feito diretamente através do chamado home broker (operação em casa) ou usando uma corretora como intermediária - ou através de fundos de ações.
Dentro desses papéis há vários níveis de risco e liquidez. Ações de grandes empresas, que proporcional ao risco oferece também uma grande possibilidade de retorno esperado e ter um desempenho mais linear porque há muita gente comprando e vendendo ao mesmo tempo, ou seja, tem mais liquidez. Já as ações de pequenas empresas, oferecem menos risco e também menos retorno com a compra e venda dos papéis.
Para reforçar nossos conceitos teóricos, resolveremos a seguinte questão:
Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.
Ra = 6% - retorno maior do que o mercado devido a beta > 1,5
Rb = 12% - retorno maior do que o mercado devido a beta > 2,4
m = 0,05
Beta de Ação A = 0,06/0,04. 1,0 = 1,5
Beta de Ação B = 0,12/0,05. 1,0 = 2,4
O risco de aplicar o montante na segunda opção é maior, porém trará maior retorno caso tudo corra como esperado. A escolha por um ou outro investimento vai depender do negócio e do retorno que se deseja alcançar.
Etapa 2: Aula – tema: Risco e Retorno
Passo 1: Realizar os cálculos sobre dois tipos de investimentos, e em seguida fazer uma análise
...