Ad1 Empreendedorismo
Trabalho Escolar: Ad1 Empreendedorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: freitas.elcio • 21/2/2014 • 673 Palavras (3 Páginas) • 1.023 Visualizações
1. A crise fez surgir no Brasil um novo tipo de empreendedor, os que possuem alta escolaridade, bom currículo, mas estão sem emprego. Qual a relevância do aparecimento desse novo grupo de empreendedores para fomentar e consolidar um empreendimento de alto nível e baixo índice de mortalidade das empresas? Justifique sua resposta em um texto de 10 a 15 linhas. (4,0 pontos)
R: Este novo grupo de empreendedores é mais capacitado, com uma escolaridade e experiência corporativa maior, o que dá mais segurança à tomada de decisão fazendo com que a empresa percorra caminhos não menos dolorosos, porém, menos perigosos.
Pelo maior nível dos empreendedores os mesmos conseguem enxergar oportunidades de mercado passadas desapercebido pelo mercado em geral, o que os faz diferenciar-se dos demais, explorando nichos de mercado mais lucrativos e duradouros.
Outra questão que posso levantar é o fato da formalização das empresas, que a princípio parece aumentar os custos da corporação, porém, podemos ver num curto prazo os benefícios que podem ser gerados quando for verificada a necessidade de expansão.
2. Explique quais as principais dificuldades encontradas pelos empreendedores na implementação de seus negócios. Você deverá elaborar um texto de 10 a 15 linhas, apresentando a explicação de ao menos 5 aspectos inerentes ao empreendedor ou ao seu negócio e que são verdadeiras barreiras ao sucesso. Fundamente sua resposta tomando por base o texto. (3,0 pontos)
R.: -Aceitar a ideia de que o mais sensato é iniciar um negócio: esta fase de aceitação pode demorar, como foi o caso do Sr. Böer, que na demora em se ver realmente desempregado e com a opção de empreender poderia ter gasto suas economias ou até mesmo perder ótimas oportunidades por estar fechado às novidades aguardando um novo empregador.
-Escolher em que investir: pelo que vimos no texto é muito difícil esta escolha já que a maioria dos investidores se utilizam de recursos próprios para abertura de seus empreendimentos, se perder esta poupança, podemos dizer que estará perdendo uma vida de economias.
-Falta espírito de liderança e a obstinação necessária: considero aqui talvez um dos maiores desafios, aceitar que tu não é um líder, ou tornar-se um líder do teu negócio? E para isto é preciso obstinação, estar focado no seu sucesso como empreendedor com vontade acima da medida, o que não é comum aos empregados, pois em caso de prejuízo será o empregador que arcará com os custos, neste caso será você.
-Processo de abertura de empresas lento e burocrático: levar em média 152 dias para abrir uma empresa é muito tempo, tempo o suficiente para que um investidor considere desnecessário, ou que o empreendimento torne-se inviável.
-Alta carga de impostos: muitas empresas continuam informais pois tratam esta “economia” de impostos que podem chegar à 52% do lucro das empresas, como uma forma de lucrar mais e manter-se no mercado. Mas à médio e longo prazo, o que podemos ver é que não é viável a sonegação pois acarretará em sérios problemas no crescimento da empresa principalmente.
3. Em um texto de 8 a 15 linhas, elenque quais os principais fatores observados nas diferentes histórias foram determinantes para o sucesso dos empreendimentos. Apresente no mínimo três fatores, justificando-os de forma fundamentada. (3,0 pontos)
...