Inovação E Intra Empreendedorismo
Trabalho Universitário: Inovação E Intra Empreendedorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Edilene • 22/6/2012 • 399 Palavras (2 Páginas) • 2.154 Visualizações
INOVAÇÃO E INTRA-EMPREENDEDORISMO
CONCEITOS:
• INOVAÇÃO: É o resultado da criatividade. Atitudes e atividades inovadoras são aquelas relacionadas ao desenvolvimento e implementação de idéias, conceitos e processos (dentro da empresa) ou lançamento de produtos e serviços (fora da empresa) – que sejam novos, originais ou substancialmente aprimorados.
• INTRA-EMPREENDEDORISMO: É a versão em português da expressão “intrapreneur”, que significa empreendedor interno, ou seja, empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida. É o desenvolvimento de atividades empreendedoras no âmbito interno das organizações.
Existem empresas que se dizem empreendedoras ao colocar em prática algum programa de idéias de funcionários: Como “caixa de sugestões” ou “banco de idéias”. Intra-empreendedorismo é muito mais que isso: requer uma radical mudança cultural interna, que permita o surgimento de novos modelos de negócio e agilidade para a implantação dos projetos.
NECESSIDADES DE INOVAÇÃO:
Hoje, há uma necessidade crescente de promover uma cultura interna de inovação como fonte de competitividade, pois as “cabeças pensantes” dos departamentos de pesquisa e desenvolvimento não estão dando conta da demanda por novidades e melhorias nos produtos e serviços oferecidos ao mercado.
Essa necessidade está provocando o nascimento de um novo modelo de organização: A organização Empreendedora – que promove o empreendedorismo corporativo para caracterizar empresas que estimulam e incentivam as iniciativas empreendedoras de seus funcionários.
PERFIL DE UM INTRA-EMPREENDEDOR:
As empresas almejam que funcionários e departamentos se tornem parceiros para iniciar e conduzir projetos de alto valor agregado . Elas (empresas), capacitam seus colaboradores com noções de marketing, finanças, operações, noções de gestão de projetos e liderança, habilidades para tecer relações e obter apoio, tanto político como financeiro, condições para estruturar uma idéia e negociá-la.
Isso, porque o profissional com perfil intra-empreendedor traz inovação à empresa, tem certa dose de ousadia, questiona regras, enfrenta autoridade formal e soluciona, de forma inusitada, diversos problemas corporativos.
CONCLUSÃO:
Já é amplamente reconhecida a importância do apoio, incentivo e reconhecimento às iniciativas de inovação e empreendedorismo dentro das empresas e instituições, impactando resultados e gerando diferenciais de competitividade significativos. Entretanto, inúmeros são os fatores inibidores destes processos criativos.
E para romper os fatores inibidores do crescimento de pessoas e idéias, é que se torna então necessário, além da identificação dos pontos de rigidez (que inclui processos, práticas, regras e conceitos), a EDUCAÇÃO e TREINAMENTO das PESSOAS, de forma a permitir o desenvolvimento das CAPACIDADES e HABILIDADES específicas necessárias para sustentar um ambiente propício à inovação e ao intra-empreendedorismo.
...