Adm De Empresas
Trabalho Universitário: Adm De Empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ppfelix • 20/2/2014 • 2.999 Palavras (12 Páginas) • 298 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
ANTONIO JR.
MARCO A. P. CARRILHO.
PEDRO PAULO FELIX.
DEBÊNTURES
São Paulo
2012
ANTONIO JR.
MARCO A. P. CARRILHO.
PEDRO PAULO FELIX.
DEBÊNTURES
Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina de contabilidade, do curso de Administração de Empresas da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof. Silvio Placo.
São Paulo
2012
SUMÁRIO.........................................................................................................3
1. INTRODUÇÃO................................................................................................4
2. RESUMO........................................................................................................4
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA......................................................................5
3.1 MERCADOS DE DÊBENTURE....................................................................5
3.2 ESTRUTURAS DE CAPITAL........................................................................5
4. USO DE TITULOS CONVERSIVEIS..............................................................6
4.1 METODOLOGIA...........................................................................................8
4.2 INDICADORES DE LIQUIDEZ.....................................................................9
4.3 INDICADORE DE INDIVIDAMENTO...........................................................9
4.4 INDICADORES DE RENTABILIDADE........................................................10
5. GLOSSÁRIO..................................................................................................11
6. CONCLUSÃO................................................................................................12
7. REFERÊNCIAS.............................................................................................13
1. Resumo.
Este artigo tem por objetivo esclarecer algumas duvidas sobre Debêntures, as diferenças entre as emissões, os tipos, o conceito, agente emissor, agentes fiduciários, estrutura de capital, teoria, mercado, estrutura de capital, títulos conversíveis, metodologia, indicadores de liquidez e indicadores de rentabilidade.
2. Introdução.
Apesar de a globalização dos mercados promover a eliminação de barreiras contra o fluxo livre de capitais, diversos aspectos ainda podem estabelecer uma diferenciação na escolha de formas de captação interna e externa. Por um lado, a integração financeira mundial possibilita que os recursos rapidamente sejam transferidos e alocados em qualquer parte do globo, propiciando aos captadores de recursos diversas fontes alternativas de financiamento. Por outro lado, porém, condições ou cenários de mercado podem levantar obstáculos e, devido à alta liquidez do fluxo de capitais, restringir fortemente determinadas fontes de captação de recursos.
Assim, situações de crise, como as que ocorreram no México, na Ásia e no Brasil na última década, podem reduzir consideravelmente os recursos disponíveis para empresas. No caso brasileiro, as recentes crises provocaram uma deterioração da qualidade de crédito dos títulos dificultando a colocação ou a renovação de títulos de dívida no mercado externo. Portanto, mesmo sendo a globalização uma tendência praticamente irreversível, não necessariamente os recursos externos tornam-se facilmente acessíveis. Neste sentido, é importante a avaliação, por parte das empresas, da viabilidade da emissão de títulos tanto no mercado externo quanto no mercado interno.
Em especial, o estudo das debêntures como forma de captação de recursos no Brasil pode se tornar extremamente útil, principalmente quando a emissão de títulos internacionais fica restrita em função de condições do mercado financeiro. Em 1998, por exemplo, a debênture representou uma importante alternativa de crédito de médio e longo prazo para diversas empresas que necessitavam recursos para alongar suas dívidas ou para financiar seus investimentos.
Este artigo tem por objetivo a identificação de diferenças entre as emissões de debêntures simples e conversíveis e a investigação de possíveis fatores que podem justificar a emissão de um tipo de debênture em detrimento do outro. Mais especificamente, buscar-se-á verificar se a escolha da empresa pela emissão de determinado tipo de debênture tem relação com sua estrutura de capital, sua estrutura de ativos e passivos de curto prazo e seus aspectos de desempenho operacional e financeiro.
3. Fundamentação Teórica.
3.1 Mercados de Debêntures.
Debênture é um valor mobiliário representativo de um contrato de mútuo, em geral de longo prazo, entre o emissor e os debenturistas. A debênture é emitida por uma sociedade anônima apresentando uma grande flexibilidade quanto às condições e características estabelecidas em sua escritura de emissão.
As debêntures podem ser classificadas quanto à classe ou ao tipo em
...