Administraçao De Materiais
Artigo: Administraçao De Materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bonadior • 24/2/2014 • 395 Palavras (2 Páginas) • 257 Visualizações
A partir da década de 90, a gestão empresarial conscientiza-se para a importância do processo produtivo com elevado padrão de eficiência operacional. A busca pela diferenciação e o estabelecimento de vantagens competitivas, impõem as empresas à verificação de alternativas capazes de driblar as estratégias dos concorrentes. Este momento coloca a logística no centro das tomadas de decisão empresarial, uma vez que o gerenciamento estratégico, de forma eficiente e eficaz, dos fluxos de materiais e informações desde o fornecedor até o cliente final se torna crucial ao processo produtivo.
Esta reflexão leva a uma pergunta: quais os motivos para a logística ser considera como a estratégia mais oportuna para satisfazer, a um baixo custo, as exigências do mercado atual?
A eficiência considerada como um fator prático, passa a ser considerado um fator de extrema complexidade, a substituição de processos de produção em massa pelos de produção enxuta[1] e a integração com fornecedores e clientes passaram a ser questões vitais na busca da excelência empresarial.
Oportunidades são desenvolvidas com a abertura de mercados pois, haverá diversificação de consumidores e o fornecimento será ampliado, porém a distribuição e transporte dos produtos poderá se tornar um entrave devido à distância a ser percorrida até chegada ao cliente final.
Rapidez e flexibilidade deixam de ser apenas um diferencial e tornam-se obrigatoriedade. Entende-se que o um aumento dos custos de transporte devido ao trânsito à ser percorrido, e excelência operacional serão itens decisivos para análise das empresas que pretendem disputar o mercado em outras regiões.
Modelos tradicionais como o Fordismo[2], deparam-se com modelos flexíveis e customizados, que visam atender os cliente de diferentes culturas. Não podemos esquecer que empresas podem oferecer produtos semelhantes, porém a forma, rapidez e eficiência que esse produto será entregue ao destino final irá diferenciá-las.
Mas afinal, o que é logística?
Logística é agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-las de forma coletiva, é uma evolução natural do pensamento administrativo. (BALLOU; 2001, p.19). Também, em sua descrição clássica, tem o objetivo de providenciar bem e serviços corretos, no lugar certo, no tempo exato e na condição desejada ao menor custo possível. (BALLOU; 2001, p.19)
As demais atividades que norteiam as negociações internacionais são importantes, porém a nota-se que atividade logística demonstra fazer a diferença em se tratar de competitividade.
A logística internacional é uma ferramenta imprescindível para a expansão do comércio exterior mundial, uma vez que pode ser utilizada estrategicamente
...