Administração De Materiais
Trabalho Universitário: Administração De Materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: feldan • 11/11/2013 • 897 Palavras (4 Páginas) • 558 Visualizações
Em Administração, são inúmeras as situações em que o profissional precisa deter controle sobre os materiais, insumos e logística. Pois o uso consciente de todas as ferramentas dará subsídios para uma melhor gestão empresarial.
Este trabalho tem a finalidade de nos dar subsídios para analisarmos cada dado e encontrarmos a conduta mais adequada.
ETAPA 1
A Administração de Materiais é definida como um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de aprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques.
Em outras palavras: “A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo à nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total”.
A Administração de Materiais moderna é conceituada e estudada como um Sistema Integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado.
Destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.
Como os gestores procuram a cada dia a melhor forma de administrar seus bens materiais e patrimoniais, o uso de ferramentas veio para agilizar e permitir informações mais precisas.
A tecnologia cada vez mais inovadora vem facilitando e auxiliando a gestão e administração, proporcionando rapidez nas informações para tomada de decisões. O uso da tecnologia nesse processo se deu devido a alguns problemas apresentados no manuseio dos materiais e na integração das diversas áreas dentro de uma organização.
Dentre os problemas podem ser citados o excesso de produtos, falta de espaço, grande número de itens dentro de um estoque, e outros.
Técnicas de Administração de Materiais
As principais técnicas ligadas à administração de materiais são:
-Just-in-time (JIT) é um sistema em que os fornecedores devem mandar os suprimentos à medida que eles vão sendo necessários na produção. Não há um estoque permanente, esse sistema tem como objetivo eliminar tudo o que não agrega valor ao produto ou serviço, utilizando-se de baixos inventários desde o fornecedor até o produto acabado posto no cliente. Portanto, esse sistema não só melhora a qualidade do produto como também reduz seu custo e contribui na agilização da entrega do mesmo.
- Fornecedor preferencial é uma técnica que consiste em selecionar fornecedores e garantir qualidade, eliminando testes de recebimento e garantindo feedback e correção de defeitos da fábrica do fornecedor. A escolha do fornecedor preferencial dá segurança à credibilidade da qualidade do produto final, para que o mesmo atenda às expectativas dos clientes. A parceria entre muitas empresas vem contribuindo atualmente e muito para a eficiência da Administração de Materiais. Muitas empresas têm contratos entre si. Ou seja, a empresa que finaliza o produto final, solicitando as matérias-primas necessárias, será atendida com disponibilidade e agilidade para poder atender ao cliente, reduzindo a necessidade de grandes estoques.
- Programação de fornecedores. Manter um esquema de alimentação contínua do Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) do fornecedor com as necessidades de entrega, evitando o trânsito de papéis.
- O Kanban é uma tecnologia de controle de fábrica pela qual as necessidades de entregas determinam os níveis de estoque no decorrer do processo. O Kanban não empurra a produção, mas a puxa, sendo um sistema de medidas de trabalho adequadas. A partir
...