Administração De Materiais E Logística
Trabalho Escolar: Administração De Materiais E Logística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodrigokgr • 12/9/2013 • 407 Palavras (2 Páginas) • 621 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DO RIO GRANDE
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
RIO GRANDE,
2011.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Trabalho apresentado à disciplina de Administração de Materiais e Logística da Faculdade Anhanguera do Rio Grande. Sob Orientação do Professor Eduardo Mathias Cristello.
RIO GRANDE,
2011.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ETAPA 1
Recursos materiais e patrimoniais.
A administração de materiais é uma importante ramificação da administração geral. É uma atividade ligada à logística empresarial, pois abrange uma seqüência de operações que inicia na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, armazenagem como produto acabado até chegar ao consumidor final (Martins & Alt, 2009).
Outra função importante da administração de materiais é o gerenciamento dos níveis de estoque, pois estes refletem os resultados obtidos pela empresa ao longo do período contábil, consumindo boa parte dos recursos financeiros. Merecendo atenção especial na aplicação de instrumentos gerenciais que permitam a avaliação dos processos utilizados para alcance das metas desejadas. Portanto o objetivo maior da administração de materiais é manter
os estoques em níveis econômicos satisfatórios e que atendam as necessidades de materiais do setor produtivo, podem ser utilizadas varias ferramentas entre elas o Just in time, para garantir que os insumos estejam disponíveis na hora certa e no lugar certo sempre que necessário. Ou ainda tomar a decisão se é mais vantajoso a empresa fabricar ou comprar determinado item de algum fornecedor.
A administração de materiais pode utilizar de ferramentas como a técnica de Análise de Valor que faz uma avaliação, com o objetivo de identificar custos desnecessários, ou seja, identifica custos que não contribuem para a qualidade, uso, vida útil ou atratividade para o consumidor, contribuindo para a redução de custos para a empresa, porem sem interferir na percepção do consumidor.
É importante
...