Administração De Recursos Materiais E Patrionais
Monografias: Administração De Recursos Materiais E Patrionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luaraaraujo • 8/4/2014 • 1.721 Palavras (7 Páginas) • 2.315 Visualizações
EXERCÍCIOS
Capítulo 3 – Desempenho, enfoques e tendências da administração de materiais.
1 – Usando a definição de medidas de desempenho, como você avalia a qualidade das informações geradas por meio: a) do vestibular; b) do provão do MEC; c) de pesquisa de boca de urna.
Medida de desempenho é uma maneira de medir o desempenho em determinada área, e de agir sobre os desvios em relação aos objetivos traçados.
A) Do Vestibular: O vestibular é uma boa medida de desempenho, porém muitos alunos podem estar nervosos no dia da prova, e alguns conteúdos não têm vínculo com o curso a ser realizado. Portanto, não se pode afirmar a partir de resultados apresentados que alunos estão ou não preparados para realizar determinados cursos.
B) Do provão do MEC: Não é uma boa medida de desempenho, pois nem todos os alunos de uma universidade fazem o provão, e os que fazem não tem incentivo para se esforçar.
C) De pesquisa boca de Urna: Normalmente as pesquisas de boca-de-urna apontam com elevado grau de precisão os candidatos eleitos, pois são baseados no voto do eleitor logo após a saída do local de votação.
2 – Qual a diferença entre just-in-time e kanban ? Explique com detalhe.
Just-in-time: Significado “no momento certo”. Sistema em que os fornecedores devem mandar os suprimentos á medida que eles vão sendo necessários na produção. Busca a eliminação de tudo que não agrega valor ao produto ou serviço, utilizando-se de baixos inventários desde o fornecedor até o produto acabado posto no cliente
Com esse sistema, o produto ou matéria prima so chega ao local utilizado no momento exato que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.
Um exemplo são as indústrias automobilísticas, elas fabricam de acordo com a demanda ou pedidos, e ficam instaladas próximos aos seus fornecedores de matérias primas, assim fica mais fácil suprir suas necessidades.
Kanban: Tecnologia de controle de fábrica pela qual as necessidades de entregas determinam os níveis de estoque no decorrer do processo. O kanban não empurra o processo, ele puxa.
A utilização do kanban, permite um controle detalhado de produção com informações sobre quando e quanto produzir.
Um exemplo é as empresas de produção, pois elas tem a necessidade de manter um funcionamento eficaz no seu sistema de produção.
A diferença entre os dois, e que no just-in-time, nada deve ser comprado, produzido ou entregue antes da hora exata, para não ocorrer desperdícios. Já o kanban é uma forma visual de controlar os estoque da empresa, quando o estoque esgota, é avisado e novas peças são compradas para repor.
5 – Com o auxílio das perguntas do Quadro 3.1, crie uma série de medidas de desempenho para medir a satisfação de um cliente com: a) seu médico ou dentista; b) a montadora de seu carro; e c) a revendedora de seu carro.
6 – Estabeleça dez critérios que você usaria para encontrar um fornecedor preferencial para sua empresa. Aplique-os aos fornecedores existentes e descubra o que eles deveriam melhorar para uma eventual parceria. Como você pode ajuda-los a conseguir isso?
1- Qualidade,
2- Prazo de entrega,
3- Atendimento,
4- Preço,
5- Facilidade,
6-
Capítulo 4 – Gestão de compras
1- Por que a função de compras assume papel tão importante no atual contexto das empresas
2- No que difere a compra de um bem patrimonial da compra de uma matéria-prima do processo produtivo da empresa?
3- O que é EDI? No que ele difere do e-mail, como forma de comprar?
Uma das formas de compras que mais cresce atualmente é o EDI, electronic data interchange, tecnologia para transmissão de dados eletronicamente. Por meio da utilização de um computador, acoplado a um modem e a uma linha telefônica e com um software especifico para a comunicação e tradução dos documentos eletrônicos, o computador do cliente é ligado diretamente ao computador do fornecedor, independente dos hardwares e softwares em utilização. As ordens ou pedidos de compra, como também outros documentos padronizados, são enviados sem a utilização do papel. Os dados são compactados para maior rapidez na transmissão e diminuição dos custos, criptografados e acessados somente por uma senha especial.
Suas vantagens são:
- Rapidez, segurança e precisão dos fluxos de informação;
- Redução dos custos;
- Facilidade da colocação dos pedidos;
- Sedimenta parceria entre cliente e fornecedor.
O EDI, se difere do e-mail, pois não tem a mesma facilidade e precisão dos fluxos de informação. O e-mail pode dar problema com o endereço, caso escreva o e-mail incorretamente, e com o tipo de arquivo, pode ocorrer do fornecedor não conseguir visualizar, e não tem a rapidez e a eficiência do EDI.
5 – Como a função compras se situa na cadeia de suprimentos? Qual sua importância diante das novas metodologia de distribuição?
6 – Outra forma de comprar e vender, com participação crescente nas transações comerciais entre as empresas, é o denominado e-commerce. No que difere o e-commerce do EDI e da Internet, como forma de comprar? Explique.
7 – Quanto á segurança de transmissão de dados, que meio – EDI ou Internet – é mais recomendável? Explique.
8 – No que o sistema de compras just-in-time os meios eletrônicos de comunicação assumem papel cada dia mais importante. Por quê?
Capítulo 5 – Aquisição de recursos materiais.
1 – O que são recursos materiais? No que difere o seu sistema de compras em relação ás compras de bens patrimoniais? Por quê? Explique.
Recursos materiais são os itens ou componentes que uma empresa utiliza
...