Administração nível de planejamento
Tese: Administração nível de planejamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Asrianny • 14/5/2014 • Tese • 503 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
PASSO 1
PLANEJAMENTO SEGUNDO FRIEDMAN, (1960) “Planejamento é uma atribuição pelo qual o homem, agindo em conjunto e através da manipulação e do controle consciente do meio ambiente, procura atingir certos fins já anteriormente por ele mesmo especificados”.
“O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes”. PETER DRUCKER
SEGUNDO IDALBERTO CHIAVENATO planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcança-los da melhor maneira possível. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura. Assim planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-los com o mínimo de esforço e custo.
Já para SCHERMERHORN planejamento é o processo de estabelecer objetivos e determinar como atingi-lo.
Há três níveis distintos de planejamento:
1.Planejamento Estratégico: é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo.
É um processo contínuo de tomada de decisões estratégica e não mais um plano feito e refeito a cada ano que passa.
O planejamento estratégico exige sete etapas:
Determinação dos objetivos.
Análise ambiental externa.
Análise organizacional interna.
Formulação de alternativas.
Elaboração do planejamento.
Implementação do planejamento.
Avaliação de resultados.
2.Planejamento Tático: é a função administrativa que determina antecipadamente
O que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Além disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a parti de certas hipóteses a respeito realidade atual e futura.
Tipos de planos táticos:
Plano de Produção: envolvem métodos e tecnologias necessárias par as pessoas em seu trabalho, arranjo físico do trabalho e equipamentos como suportes para as atividades e tarefas.
Planos Financeiros: abrangem captação e aplicação do dinheiro necessário para suportar as várias operações da organização.
Plano de Marketing: refere-se aos requisitos de vender e distribuir bens e serviços no mercado e atender ao cliente.
Planos de Recursos Humanos: dizem respeito a recrutamento, seleção e treinamento das pessoas nas várias atividades da organização.
3. Planejamento Operacional: é chamado planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado. Preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e está voltado para a otimização e a maximização
...