Administração pública e administração de empresas
Seminário: Administração pública e administração de empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lindafranzinha • 17/6/2014 • Seminário • 356 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
Administração Pública e Administração de Empresas: Quem Inspira a quem
Revista ADM.MADE, ano 10, v.14, n.3 p.1-8, outubro\dezembro 2010.Revista do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá- Rio de Janeiro(MADE\UNESA)ISSN:1518-9929; Editora responsável: Isabel de Sá Affonso da Costa; Organizador do volume temático: Roberto da Costa Pimenta
O texto relata as diferenças entre administração pública e administração privada, informando recentes transferências para o setor público de técnicas de gestão. Um exemplo seria os países como Brasil e Estados Unidos. Há um elemento de diferenciação e diferentes possibilidades de convergência e mútua entre ambos os países. As duas administrações privada e pública são diferentes, mas necessitam mutualmente uma da outra.
Na década de 80 e 90 foram várias a reforma do Estado. De um modo em geral foram boas para reduzir o tamanho da administração pública e na redução de funcionários por atividades desempenhadas. As reformas foram empreendidas pelo Presidente Ronald Reagan nos Estados Unidos e pela Ministra Margareth Thatcher no Reino Unido e se uniram ao Presidente Clinton, e seu vice-presidente Al Gore (1995).
Em boa parte da administração pública o setor privado era o modelo ideal de gestão; isso se alastrou rapidamente pelo mundo por grandes empresas internacionais e consultorias. Foi chamada de New Public Management ou Nova Gerência Pública, considerando que a administração pública poderia adotar técnicas e comportamentos próprios da administração de empresas. O planejamento estratégico não pode ser aplicado na gerência pública, pois é uma racionalidade diferente no governo, em geral são de curto prazo e muita preocupação em o que ocorrerá após as eleições seguintes.
A decisão política leva em conta variáveis que a decisão empresarial não considera .Um exemplo a administração privada é dependente em relação aos recursos do mercado e a os objetivos organizacionais são diferentes muitas das vezes opostos.
Conclusão as duas administrações, pública e privada uma e dependente a outra. Necessitam de organizações produtivas e de mercados eficazes. Fazendo com que as operações comerciais sejam possíveis e capazes de cumprir as metas da sociedade. As organizações governamentais e privadas, podem ser observada no mundo de hoje, na privatização ou de socialização pela concentração de poder que elas encorajam.
...