Alto da Serra aguardente
Relatório de pesquisa: Alto da Serra aguardente. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Claudia2904 • 12/12/2014 • Relatório de pesquisa • 732 Palavras (3 Páginas) • 482 Visualizações
1. Produto:
Aguardente Alto da Serra – Cachaça Artesanal é custoso e cheio de detalhes – uma verdadeira obra de arte. Fazer cachaça é, ao mesmo tempo, ciência, arte, paixão e sabedoria. Tudo é feito com muita calma, cuidado, esmero, por isto, “artesanal”. Apesar de feita exclusivamente do caldo de cana, sem a adição de produtos químicos, cada cachaça carrega características de seu produtor, o alambiqueiro. Cada um tem seu segredo, que normalmente é transmitido de pai para filho. Os detalhes especiais estão espalhados por todo o processo, desde a escolha do tipo de cana, passando pela época certa da colheita, o tempo de moagem, os ingredientes e o tempo de fermentação, a forma de destilação e os tonéis para o envelhecimento, até o engarrafamento.
A cachaça artesanal é fabricada numa pequena indústria, denominada engenho, localizada em Serra Negra, trabalhamos com pequenos volumes ou bateladas. A cachaça é feita em alambique, uma engenhoca cujo sistema de funcionamento remonta à Idade Média. O alambique é operado manualmente pelo aguardenteiro ou alambiqueiro, destilo a destilo.
Existem poucas e, ao mesmo tempo, milhares maneiras de se fazer cachaça artesanal. São pequenas variações de região para região brasileira. Mas, na verdade, cada alambiqueiro, além de seguir a tradição da família ou da região, como citamos acima têm os seus segredos, o “pulo do gato”, detalhes do processo de transformação que não revelam que fica retido na família além de ser desenvolvido no núcleo familiar da empresa.
2 – MISSÃO, VISÃO E VALORES;
MISSÃO: Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacionais e internacionais fornecendo produtos de alta qualidade a preços competitivos.
VISÃO: Estar entre as maiores empresas de bebidas destiladas do país. Mantendo a liderança tecnológica, essência e qualidade, sendo a preferida pelo nosso público de interesse.
VALORES:
• Qualidade e melhoria contínua dos produtos e serviços para satisfação dos consumidores;
Compromisso com a verdade;
Comportamento ético;
Aperfeiçoamento das relações com os clientes, fornecedores e consumidores;
Harmonia com equilíbrio e a dinâmica da natureza, percebendo o homem como parte da natureza.
3 Matéria Prima
Pode-se classificar as matérias-primas em:
• matérias açucaradas:cana-de-açúcar, beterraba, melaços, mel-de-abelhas e frutas;
• matérias amiláceas e feculentas: amido de grãos, a fécula de raízes e tubérculos;
• matérias celulósicas: palhas, madeiras, resíduos sulfiticos de fabricas de papel;
4 Rótulo:
5 Embalagem:
Garrafa Premium: (Vidro Reciclável)
Capacidade Total: 516ml
Capacidade Útil: 500ml
Peso: 408 g
Altura: 310,1 mm
Diâmetro: 62,2 mm
Informações sobre a Embalagem
Tipo: Caixa
Peças: 54 un
Peso: 21,6 kg
Comprimento: 51 cm / Largura: 39 cm / Altura: 30 cm
6 Justificativa de Viabilidade
No mercado brasileiro, convivem atualmente, dois produtos que apesar de ter o mesmo nome “cachaça” e a mesma matéria prima: a cana-de-açúcar tem processos de produção diferenciados e são sensorialmente produtos distintos, um é a da cachaça de coluna ou industrial e o outro a cachaça de alambique, que é o nosso produto principal.
As cachaças que hoje ocupam as gôndolas dos supermercados variam de R$ 3,00 a R$ 250,00. Existe no mercado mais de 5000 marcas registradas e disputando espaço no mercado. Existe uma grande concorrência, mas, devido à alta qualidade do produto que é a Aguardente Alto da Serra, espera-se que o seu consumo seja direcionado a uma classe de alto poder aquisitivo.
Tomando por base nesses dados e também o fato da cachaça ser um aperitivo regional, é que acreditamos que o investimento seja viável, já que esse mercado só tende a crescer.
Além disso existe alta demanda
...