TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambev - Análise Setorial

Monografias: Ambev - Análise Setorial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  1.305 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório sobre a Companhia de Bebidas das Américas – Ambev

A Empresa

Visão geral: A Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) é uma empresa de capital aberto com sede em São Paulo, no Brasil. A Ambev integra a maior plataforma de produção e comercialização de cervejas do mundo: a Anheuser-BuschInBev.

As principais marcas incluem Skol (a quinta cerveja mais consumida no mundo), Brahma, Antarctica, Bohemia, Original, Quilmes, Paceña, Pilsen, Presidente, Labatt Blue, Alexander Keith’s, Kokaneee e Guaraná Antarctica. Além disso, a Ambev é a maior engarrafadora independente da PepsiCo no mundo. Produz, vende e distribui no Brasil e em outros países da América Latina produtos Pepsi, H2OH!, Lipton Ice Tea e o isotônico Gatorade, sob licença da PepsiCo. Também comercializam vários produtos da Anheuser-BuschInbev S.A./N.V., como Budweiser, Bud Light e Stella Artois, entre outros.

Market Share: o setor de bebidas no Brasil possui quatro grandes empresas controlando praticamente 100% desse mercado, A principal é a AMBEV com 68% de participação, seguida por Schincariol com 10,97%, Cervejaria Petrópolis com 10,80%%, e o Grupo FEMSA com 9% - conforme está ilustrado no Gráfico 1 abaixo.

Gráfico 1 - Market Share do Setor de Bebidas

Fonte: Exame.com

Evolução Histórica: A Ambev nasceu em 1999, com a fusão da Cervejaria Brahma e da Companhia Antarctica. O surgimento da companhia impulsionou o setor de bebidas brasileiro, possibilitando a entrada no mercado de novas marcas - tanto da Ambev como da concorrência -, ampliou o leque de produtos de qualidade a preços acessíveis, incentivou o lançamento de inovações e mais do que dobrou o nível de empregos e a

geração de impostos.

Em 1997, a Brahma adquiriu os direitos exclusivos para fabricar, vender e distribuir os refrigerantes da Pepsi no Nordeste brasileiro e, desde 2000, a Ambev conseguiu tal feito para o Brasil todo. Em 2002, a parceria com a PepsiCo foi expandida para incluir a fabricação, venda e distribuição do Gatorade. Atualmente o portfólio de bebidas não-alcoólicas inclui as marcas H2OH!, no mercado de águas com sabor, e Lipton Ice Tea, no mercado de chás gelados, também vendidas sob licença da PepsiCo. O contrato de franquia com a PepsiCo no Brasil vence em 2017, com renovações automáticas por prazos adicionais de dez anos. Também há contratos de franquia com a Pepsi na Argentina, Bolívia, Uruguai, Peru e República Dominicana.

A expansão nas Américas começou em 1994, quando a Brahma deu início à sua presença internacional através de operações no segmento de cerveja na Argentina, Paraguai e Venezuela. Em 2003, após a formação da Ambev, a Companhia acelerou sua expansão fora do Brasil através de uma transação com a Quinsa, estabelecendo uma presença de liderança nos mercados de cerveja da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Ainda em 2003 e também ao longo de 2004 a Ambev efetuou uma série de aquisições em mercados como América Central, Peru, Equador e República Dominicana. No ano seguinte, a Companhia passou também a operar no mercado de cervejas do Canadá através da incorporação de uma controladora indireta da Labatt. Por fim, em maio de 2012, a Ambev expandiu suas operações no Caribe através de uma aliança estratégica com a E. León Jimenes S.A.

Hoje a Companhia opera em 16 países das Américas (Brasil, Canadá, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Guatemala, República Dominicana, Equador, Peru, El Salvador, Nicarágua, Saint Vincent, Dominica e Antigua) e ocupa, isoladamente, a quarta posição (em volume) entre as maiores cervejarias globais. Ao longo da história, a empresa tornou-se modelo de eficiência, gestão, controle de custos e geração de valor, principalmente pela cultura organizacional estabelecida internamente na empresa tendo como base a meritocracia.

Principais Segmentos: O setor de bebidas pode ser divido em três principais segmentos. A Ambev participa ativamente desses três principais segmentos, que são:

Águas Envasadas

O segmento das águas envasadas apresenta um crescimento elevado em todo o mundo. Esse crescimento se dá principalmente em virtude da má qualidade da água tratada e ofertada pelo poder público e, a preocupação da sociedade com a saúde e uma vida mais saudável consumindo produtos naturais e menos calóricos.

São classificadas em quatro categorias:

Água comum – Tratada e fornecida pela rede pública;

Água potável – Proveniente de poços artesianos;

Águas minerais – Extraídas de fontes de captação naturais;

Águas mineralizadas – Que passam por vários processos de filtragem, até que fiquem puras e, em seguida, são adicionados alguns minerais.

Ainda que o consumo de água envasada seja diferenciado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com