Divisão setorial em Restaurantes
Tese: Divisão setorial em Restaurantes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: elainecampagni • 28/5/2013 • Tese • 725 Palavras (3 Páginas) • 886 Visualizações
Curso: Turismo / Administração Hoteleira
Disciplina: Alimentos & Bebidas – 3º semestre
Professora: Cristina Penido
Módulo II
Divisão setorial em Restaurantes
Conceitos: Organograma e Fluxograma das áreas de atendimento, produção e administração nos restaurantes.
• Organização do Departamento de Alimentos & Bebidas
O hábito de se freqüentar restaurantes ocupa a vida das pessoas há várias décadas e a evolução rápida dos diferentes tipos de restaurantes fez surgir à necessidade de uma administração muito rigorosa e baseada em controles.
Na medida em que o setor evolui, cresce também a sua estrutura administrativa e a necessidade de profissionais cada vez mais especializados, bem como um incremento das funções dentro do seu organograma. Para que se tenha uma administração lucrativa é necessário garantir os fatores que levam um restaurante ao sucesso, ou seja, administrar buscando sempre a cortesia e a eficiência nos serviços prestados. Para se garantir os resultados esperados, é preciso compor a equipe de forma a cobrir em número e especialização a demanda e o público que sé pretende atingir, montando, portanto um organograma compatível com o negócio almejado.
• Divisão hierárquica do Departamento de Alimentos & Bebidas
Os funcionários dentro da área de Alimentos & Bebidas estão agrupados em quatro categorias: gerencia e chefias, brigada de serviço, brigada de produção e pessoal administrativo.
2.1 Gerência
Em geral encontra-se em restaurantes três níveis de gerência: gerentes, médias chefias e supervisores. De acordo com a capacidade de operação do estabelecimento estas chefias poderão ser exercidas por apenas um cargo ou vão se desmembrar de acordo com o aumento do volume de produção.
2.1.1 Gerente
É normalmente o responsável pelo planejamento e metas, e nos hotéis é responsável por um dos maiores departamentos da estrutura hoteleira, sendo sua função designada como Gerencia de A&B (alimentos e bebidas). Seu foco está centrado no restaurante como um todo, e na hotelaria o departamento abrange ainda banquetes, bares, coffee shops, ou seja, todos os PDV’s1de alimentos e bebidas.
O gerente ainda avaliar a concorrência, as oportunidades de mercado, pesquisar novas tecnologias, trabalhar para tornar o estabelecimento cada vez mais competitivo, estimular a equipe para o trabalho conjunto e de qualidade e visar custos sempre menores garantindo a qualidade final do produto.
2.1.2 Médias chefias
Estas chefias estão no meio da estrutura de comando e em uma posição chave, respondendo pela comunicação ascendente e descendente e são os responsáveis pelas metas de seus setores de trabalho. Em hotéis onde a estrutura de A&B se divide em vários PDVs estas médias chefias assumem a função de assistentes da gerência de A&B.
2.1.3 Supervisores
Representam o mais alto nível hierárquico do setor operacional, e em muitos casos, são os que transmitem aos chefes os desejos e necessidades dos demais colaboradores.
A posição de supervisor é o primeiro nível para o gerenciamento. O supervisor normalmente usa mais suas habilidades técnicas que os gerentes, e são responsáveis por metas específicas ligadas diretamente à operacionalização do trabalho. Este profissional prepara escalas de trabalho, ajuda em horários de rush e períodos de refeição.
2.2 Brigada de Serviço
A brigada de serviço tem contato direto e contínuo com o cliente e esta divida nas seguintes funções:
1. Maitres2,
2. Hostess,
3. Captain,3
4. Garçons,
5. Auxiliares de garçon4,
6. Barmans,
...