American world
Por: Juliano Inacio • 29/7/2016 • Artigo • 4.611 Palavras (19 Páginas) • 217 Visualizações
O PROCESSO S&OP NO PLANEJAMENTO DE MATERIAS: EXPERIÊNCIA DE UMA GRANDE INDÚSTRIA DO SETOR ALIMENTÍCIO
Orientador: Roberta Manfron de Paula
Docente da Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS
e-mail: roberta.univas@terra.com.br
Autor: Rúbia Maris de Oliveira
Aluna do Curso de Pós-Graduação em Qualidade e Produtividade
UNIVÁS / Pouso Alegre-MG
e-mail: rubiamaris@yahoo.com.br
[pic 1]
RESUMO
Acompanhar a evolução na administração das organizações requer da alta gestão adaptação às mudanças e inovação. Prever, antecipar demandas, garantir abastecimento de matérias primas e realizar um atendimento satisfatório aos clientes, com a qualidade esperada, é um desafio que requer envolvimento de todos os setores. Integrar as áreas para que a execução das estratégias da empresa aconteça é um processo proposto pelo planejamento de vendas e operações, o S&OP (Sales and Operations Planning). O S&OP é um mecanismo estruturado que propõe aproximar o plano da alta administração à operação, com intuito de melhorar o atendimento do cliente, potencializando a rentabilidade. Esta pesquisa tem por objetivo descrever as vantagens da ferramenta S&OP no planejamento de materiais produtivos em uma das maiores indústrias de alimentos do Brasil que, desde sua fundação, constrói uma história de pioneirismo e adequação às transições e diversificações que ocorrem no âmbito empresarial no qual atua. A metodologia deste estudo respalda-se no levantamento bibliográfico e em dados fornecidos pela empresa.
Palavras-chave: S&OP. Planejamento integrado. Planejamento de Materiais.
ABSTRACT
Monitoring developments in the organizations’ managements requires from the top management adaptation to changes and innovation. Foreseeing, anticipating demands, ensuring supply of raw materials and performing a satisfactory service to customers with expected quality is a challenge that requires involvement of all sectors. Integrating areas for the implementation in order to make company strategies happen is a process proposed by the Sales and Operations Planning (S&OP). The S&OP is a structure mechanism that proposes to approach the top management plan to the operation, with the aim of improving customer service increasing profitability. This research aims to describe the benefits of the S&OP toll in the production materials planning in one of the largest food industries in Brazil that, since its foundation, builds a history of pioneering and suitability to the transitions and diversifications that occur in the business context in which it operates. The methodology of this study backs up a bibliographic gathering and on data provided by the company.
Keywords: S&OP. Integrated Planning. Material Planning.
1. INTRODUÇÃO
O planejamento de vendas e operações (S&OP - Sales and Operations Planning) é uma ferramenta de desdobramento e implementação do planejamento estratégico, com objetivo de criar uma sinergia coerente entre produção, vendas, fornecedores e estoques ideais. Este instrumento permite que se planeje a aquisição de insumos na medida certa, a partir da premissa da orçamentação de vendas (cf. WALLACE, 2001).
O setor de alimentos e bebidas é responsável por 9,5% do PIB do Brasil, de acordo com dados divulgados pela ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação, 2012). Nos últimos trinta anos, o consumo de alimentos que passam por processos industriais cresce expressivamente: 2012, 85% dos alimentos consumidos, contra 70% em 1990 e somente 56% em 1980.
Esta pesquisa tem por finalidade definir os benefícios que o processo S&OP tem contribuído para o planejamento de materiais em uma indústria de alimentos de grande porte. Planejar é primordial para que se alcance sucesso e estabilidade dos resultados, mas planejar isoladamente, por departamento, já não é suficiente; é necessário que se trabalhe de modo integrado, uma vez que a tomada de decisões está na alta administração. Espera-se, com este trabalho, demonstrar a aplicação da ferramenta S&OP e contribuições para o planejamento estratégico e suas influências no planejamento de materiais produtivos dentro da regional Sudeste de uma indústria com unidades produtoras e centros de distribuição em estados do Brasil, no segmento alimentício.
O estudo tem por finalidade uma argumentação baseada em pesquisa bibliográfica, a qual extrai da literatura os principais conceitos e aplicabilidade da ferramenta S&OP. Faz se também uma pesquisa dos principais artigos, dissertações e outros trabalhos sobre o tema no Brasil, para apresentar o contexto em que esta ferramenta é aplicada. Complementa-se a pesquisa com uma abordagem aplicada, qualitativa, com coleta de dados secundários e primários ao apresentar a aplicabilidade da ferramenta S&OP em uma indústria de alimentos de grande porte na região Sudeste. O nome da indústria será preservado, porém, teremos informações pontuais para retratar e ilustrar a pesquisa em questão.
A pesquisa sobre o planejamento de vendas e operações dentro do planejamento de materiais, numa organização real, vem contribuir com a demonstração de sua aplicabilidade e organização na execução do plano estratégico da empresa de bens de consumo estudada. Esta ferramenta tem por finalidade moldar a produção conforme a necessidade de atendimento às vendas. Estar preparado para atender ao cliente no momento que ele deseja, na quantidade e qualidade que ele almeja.
O artigo está organizado em três capítulos, onde se inicia pela definição de S&OP e, na sequência, planejamento de materiais. O último capítulo apresenta fatos marcantes na história da organização, seguido de como se realiza, na empresa, o processo de planejamento de vendas e operações, planejamento de operações e planejamento de materiais.
2. S&OP SALES AND OPERATION PLANNING
O planejamento de vendas e operações é um processo que auxilia proporcionar “um atendimento melhor ao cliente, reduzir o estoque, diminuir o tempo de espera do cliente, estabilizar as taxas de produção e dar à direção uma condução aos negócios” (CHASE; JACOBS; AQUILANO, 2006, p.386). Este processo deve ser trabalhado em equipe entre os departamentos de vendas, finanças, operação e desenvolvimento de produto, com o intuito de equilibrar o fornecimento com a demanda.
...