Análise das estratégias genéricas de Porter - Melissa
Por: Weslley_064 • 6/10/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 589 Palavras (3 Páginas) • 350 Visualizações
Análise do estudo de caso:
Melissa
- Estratégias Genéricas de Porter
Liderança em custo:
Tendo em vista os valores da concorrência direta (Moleca e Grendene), a Melissa ainda consegue, segundo os próprios consumidores, entregar um produto de qualidade superior e com preço mais atrativo. Isso pode ter ligação com o foco em qualidade na produção, diminuição de waste nas fábricas e foco em ganhar em volume ao invés de margem. Variedade de produtos também favorece essa questão dos custos, já que os clientes que optarem por gastar menos também encontra opções juntamente aos que procuram um produto mais refinado, o que possibilita o atingimento de diferentes classes sociais.
Diferenciação:
Como diferencial nos produtos Melissa temos algo bem marcante e que sempre é lembrado quando a marca é citada, que é o cheiro de seus produtos e ambiente da loja (marketing olfativo). Os clientes descrevem como um aroma doce, que lembra tutti frutti ou até mesmo um chiclete e dizem também que, se conservado o produto, o cheiro permanece durante alguns meses. Associar um cheiro a uma marca é uma estratégia usada não só pela Melissa, mas também por outras lojas como a Maze, Bad Cat, Giovanna Baby, desde o segmento de vestimentas em geral até hotéis.
Foco:
A Melissa se mostra uma marca com foco em expansão, tanto em questão de territórios alcançados quanto em variedade nos perfis de clientes. Contando com 340 lojas divididas entre 80 países, buscam sempre levar seus produtos com propostas inovadoras e preço atrativo para atender a demanda da globalização, que aumenta cada vez mais a possibilidade de concorrentes de todo o mundo. A marcas aposta também em produtos sustentáveis, uma vez que diminui os custos de produção e os danos ao meio ambiente, possibilitando uma maior flexibilidade nos preços e atração de um novo perfil de cliente.
- 5 Forças de Porter
Poder de barganha dos fornecedores:
A Melissa não está presa a um só fornecedor, pois possui uma gama de produtos ao redor do mundo e para todos esses existem diferentes produtores da matéria prima necessária para produção com o mesmo padrão de qualidade Melissa.
Poder de barganha dos clientes:
A empresa não depende de um único perfil de cliente justamente por sua variedade de produtos e preços, sendo assim, consegue atingir diferentes perfis de consumidores, além de já ser uma marca consolidada no mercado, o que gera certa credibilidade e talvez até possa influenciar futuros clientes.
Rivalidade entre os concorrentes:
A Melissa tem como diferencial dos concorrentes o material entregue nos produtos e a variedade de preços, além da lealdade dos consumidores da marca, que alegam que o material dos produtos Melissa é superior às outras marcas do segmento que fabricam sandalhas em plástico, descrevem até sentirem-se traindo a empresa quando compram de outras marcas. Tendo isso em vista, a concorrência, por mais que tenha sua fatia de mercado, não representa tanta ameaça para a empresa.
Ameaças de novos entrantes:
Com novas tendências no mercado e mudanças de estilo de consumo (como no caso dos adeptos ao veganismo) uma nova marca pode surgir com uma proposta que vá de acordo com os princípios de um nicho específico de clientes, o que talvez represente a migração de alguns dos clientes Melissa para outra marca por questão de ideais.
Ameaças de produtos substitutos:
Por se tratar de uma categoria de produtos tradicional no mercado, ou seja, algo que é produzido por diferentes marcas a muitos anos, a Melissa precisa sempre inovar nos seus lançamentos, pois a qualquer momento uma nova marca pode surgir e apresentar um produto de alguma forma mais atrativo do que os já disponíveis no portifólio Melissa.
...