Análise do texto “Um estudo comparativo sobre o comportamento do consumidor de automóveis novos”
Por: Luan Cordeiro • 28/6/2019 • Resenha • 493 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
Texto para primeira avaliação da matéria Metodologia Cientifica
Análise do texto “Um estudo comparativo sobre o comportamento do consumidor de automóveis novos”
Análise Descritiva
O artigo que foi estudado trata da observação do comportamento do consumidor para elaboração de uma estratégia de marketing para venda de automóveis novos, buscando responder a seguinte pergunta “quais são as principais informações para obter um melhor conhecimento do comportamento do comprador de veículos automotivos novos? ” de forma que as respostas dela possibilitem desenvolver um estudo que servirá de apoio para as organizações da área.
O estudo teve como objetivo demonstrar o comportamento dos consumidores de automóveis novos nas concessionárias durante o processo de compra, usando da pesquisa de campo e do referencial bibliográfico.
Durante a revisão bibliográfica o artigo estabelece em definitivo uma relação com um artigo similar publicado em 1982 e também estabelece suas diretrizes de forma clara e concisa. Durante este tópico os autores esclarecem o conceito de comportamento do cliente que é o conceito principal do artigo e a qual domínio o comportamento do cliente estudado pelo artigo se encontra.
Outro ponto esclarecido durante o tópico foi o processo decisório do cliente a ser usado como base, esclarecendo cada uma de suas etapas e quais agentes influenciam cada etapa. Novamente foi ratificado que a decisão por determinado modelo foi tomada devido o mesmo ser análogo ao utilizado no estudo base de 1982.
Como citado no artigo a pesquisa teve seu tipo quanto aos fins de uma pesquisa descritiva, estabelecendo correlações entre os dados colhidos no local da compra e os dados do artigo base de 1982. Quanto aos meios usados a pesquisa pode ser considerada uma pesquisa quantitativa, analisando os dados obtidos no local de compra através de questionários. Por fim, os procedimentos utilizados foram dois, para os dados primários a pesquisa foi uma pesquisa bibliográfica, onde os autores analisaram artigos, livros, revistas e sites especializados. O artigo teve como fonte de dados secundária a pesquisa de campo nos locais de compra dos veículos.
A pesquisa traz como resultado as principais características que motivam a compra de um veículo novo como o perfil econômico e social do comprador, suas principais fontes de informações sobre o produto e também mostra determinada transformação nessas características se comparadas com o artigo base, o que demonstra determinada coerência devida ao espaço de tempo elevado entre as duas.
Por fim, analisando a bibliografia utilizada o artigo se valeu de muitas fontes recentes com intervalo menor ao de 3 anos, com a penas o artigo base tendo mais de 10 anos de diferença, e majoritariamente nacionais. Podemos dizer também que as fontes acabaram sendo predominantemente de artigos publicados em periódicos.
...