Analise De Invertimento
Pesquisas Acadêmicas: Analise De Invertimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabimdourado • 23/10/2014 • 3.980 Palavras (16 Páginas) • 412 Visualizações
Introdução
O termo “investimento” é muito utilizado no cotidiano das sociedades modernas, podendo ser encontrado facilmente, em manchetes de jornais, sites na internet, declarações de políticos e autoridades sobre o assunto, as vezes, podendo ser bastante confuso para a compreensão de quem se baseia apenas na leitura dos jornais ou na divulgação midiática, já que muitas coisas, aparentemente diversas, são tratadas como investimento. Existem alguns investimentos como: comprar casa, comprar carro, guardar dinheiro na poupança, cursar faculdade, etc.
De forma simples pode-se definir investimento como, um ato ou ação que implique renunciar a recursos no presente na expectativa de ampliar seus recursos no futuro.
Tipos de investimento
Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente, dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem. Dessa forma, temos os seguintes tipos básicos de investimento:
*Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelo governos ou entidades publicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos, em geral, não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos de investimentos públicos são hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas dentre outros.
*Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Alguns exemplos de investimento privado são fabricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.
*Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelo governos ou entidades publicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Alguns exemplos de investimento misto são a Petrobrás e o Banco do Brasil.
Importância dos investimentos
A economia de qualquer organização só pode crescer com um fluxo contínuo de investimentos. Isso ocorre porque para a economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção das fabricas, empresas e fazendas das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto (PIB). Uma vez que as unidades produtivas tem capacidade de produção limitada, ou seja, não podem produzir mais do que a capacidade de suas maquinas e instalações para aumentar o PIB a longo prazo, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível via investimentos. Pode- se observar dois aspectos que influenciam a sobrevivência das organizações.
*Expansão das organizações: as organizações, em especial as privadas, tem por objetivo crescer e expandir seu mercado consumidor, de forma a poder gerar mais retorno para o investidor. A única forma de viabilizar esse crescimento é realizando investimentos.
*Reposição do capital: as organizações, mesmo que não estejam em expansão, necessitam de um fluxo de investimento, no mínimo, suficiente para repor o desgaste e a obsolência das suas maquinas e equipamentos. Se essa reposição não for realizada, a organização acabará utilizando-se de maquinas e equipamentos desgastados e ultrapassados, o que acarretará em produtos e serviços mais caros e de menor qualidade que os de seus concorrentes, comprometendo, assim, a sua sobrevivência.
Criação de uma empresa
Escolhemos uma sorveteria para trabalhar: Sorveteria Boa D+
Nossa empresa é uma sorveteria que vende sorvete, picolés e refrescos de frutas. Nossos produtos são fabricados com matérias primas da mais alta qualidade, visando à produção de equipamentos que tenham resistência, ótimo acabamento e o mais importante, produção sem falhas.
Possuímos uma linha de máquinas de sorvete e milk-shake capaz de atender a clientes de todos os portes. Os mais de 30 anos de história da boa d+ são marcados pela constante atualização tecnológica dos processos de produção e distribuição de sua ampla linha de produtos.
Nossa clientela fiel e numerosa foi conquistada pelo atencioso atendimento e qualidade dos produtos oferecidos.
O objetivo da empresa e de seus colaboradores é a satisfação dos clientes.
Descrição do investimento pretendido
O tipo de serviço escolhido pelo grupo foi uma sorveteria, seu público alvo são pessoas físicas, lanchonetes, e afins. O investimento foi escolhido após pesquisa realizada nos grandes centros, além da pesquisa na internet. Oferecemos aos nossos clientes as melhores condições de mercado, além de lançarmos promoções para capturarmos novos clientes. Todos nossos sorvetes são de fabricação com frutas frescas sempre com rigorosos cuidados. Temos uma equipe treinada e capacitada para fabricação e atendimento ao público. Temos também um espaço dedicado a criançada que são nosso maior público.
Fluxo de caixa relevante
Os fluxos de caixa relevantes, ou seja, aqueles que serão projetados e utilizados para analisar os investimentos das organizações, apesar de, a princípio, poderem ter quaisquer valores, dada a lógica dos negócios e empreendimentos, acabam por apresentar, em geral, um formato padrão. Esse formato é composto, basicamente, por três partes:
1)Investimento inicial ou nos períodos iniciais: esses investimentos podem ser tanto na forma de bens físicos (prédios, equipamentos, ferramentas), quanto na forma de investimento em capital de giro para suportar o projeto. São saídas de caixa e, portanto, devem ter o sinal negativo no fluxo de caixa.
2)Retornos de caixa do investimento: normalmente após alguns períodos, o projeto se torna rentável, gerando fluxos de caixa positivos para a empresa/investidor.
3)Valores residuais: esses fluxos de caixa normalmente são positivos e ocorrem no final do investimento, seja pela venda de algum ativo após sua utilização ou por alguma vantagem tributaria adquirida. Podem eventualmente , ser negativos como a obrigação de reflorestar determinada área após retirar toda a madeira ou realizar gastos para
...