Analise Jundiai
Casos: Analise Jundiai. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nathaliabb • 2/10/2013 • 267 Palavras (2 Páginas) • 344 Visualizações
Nesta análise foi feita uma pesquisa sobre a cidade de Jundiaí e algumas cidades vizinhas: Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva e Várzea Paulista. Foram analisados os aspectos macroeconômicos da região citada, as particularidades e a história da cidade de Jundiaí.
História de Jundiaí
Os primeiros colonizadores chegaram a região em 1615, mas somente em 1655 que Jundiaí foi elevada à categoria de vila.
Ao longo dos séculos 17, 18 e início do 19, a economia da cidade se limitava a pequenas lavouras de subsistência, que abasteciam moradores da vila, tropeiros e bandeirantes. Durante longo período, a escravidão indígena foi a base da mão-de-obra local, embora essa prática fosse proibida por lei. Em 28 de Março de 1865 Jundiaí foi elevada à categoria de cidade.
A partir da segunda metade do século 19 a produção cafeeira ganhou força para o oeste e isso promoveu o crescimento da cidade. Jun com o café vieram a ferrovia e as indústrias. A Ferrovia Santos-Jundiaí foi inaugurada em 1867, época em que se observava a crise do escravismo e a consequente alta do preço do escravo. Neste contexto, os grandes produtores rurais passaram a buscar novos trabalhadores.
Atreladas do ciclo do café, a chegada da ferrovia e a urbanização impulsionaram Jundiaí ao desenvolvimento industrial. A Estação Ferroviária de Jundiaí foi inaugurada após sete anos de obra, em 1867. Denominada de São Paulo Railway, ela ligava a cidade portuária de Santos a São Paulo e Jundiaí.
Na primeira metade do século 20, Jundiaí descobriu a sua vocação industrial, que perdura até hoje, pois a cidade possui um dos maiores parques industriais da América Latina.
Jundiaí destaca-se, atualmente, no desenv
...