Analise Microeconomica
Casos: Analise Microeconomica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rogerio50 • 24/8/2014 • 803 Palavras (4 Páginas) • 390 Visualizações
Questão 1 (2,0 pontos): Um modelo que é bastante representativo das teorias de localização maximizadoras de resultados, é conhecido por Modelo de Weber. Esse doutrinador estabelece o conceito de fator locacional, como sendo a economia de custo que uma indústria pode obter ao escolher a localização. O objetivo de Weber é obter uma teoria que explique a escolha locacional da indústria. Para tanto, ele busca distinguir os fatores (economia de custos) que se referem a uma ou poucas indústrias daqueles que são capazes de influenciar os custos de qualquer atividade industrial. Explique o que são, segundo Weber, os fatores específicos e os fatores gerais, bem como as contribuições de cada um para o estabelecimento de um modelo de localização:
R: Ele designa por fatores específicos aqueles que apenas podem ser auferidos por um número reduzido de indústrias e por fatores gerais aqueles cujas economias de custos podem ser aproveitadas por qualquer tipo de indústria.
Os fatores específicos são abandonados porque não contribuem para um modelo genérico. Os fatores gerais são classificados conforme a escala geográfica em que atuam. Dessa forma, são designados por fatores regionais aqueles capazes de explicar a escolha geográfica entre regiões, e por fatores aglomerativos e desaglomerativos aqueles que explicam, respectivamente, a concentração e a dispersão da indústria em certas regiões. Como fatores gerais regionais, Weber identifica o transporte e a mão-de-obra. (AULA 16)
Questão 2 (2,0 pontos): Uma cadeia de suprimentos deve ser projetada para compensar a falta de informação. A primeira grande questão relativa à estratégia logística diz respeito à escolha entre o controle centralizado e o controle descentralizado. Em um sistema do tipo centralizado, a tomada de decisão é realizada em um local central para a cadeia inteira. O objetivo consiste em minimizar o custo total do sistema, satisfazendo algumas exigências de nível de serviço. Isto ocorre tanto quando a rede logística pertence a uma única organização, ou mesmo quando estão incluídas muitas organizações diferentes. Um controle centralizado conduz a uma otimização global. Explique em qual situação não é possível adotar uma estratégia de centralização e diga qual a condição fundamental para adoção dessa estratégia:
R: Em um sistema logístico no qual cada instalação apenas pode acessar as suas próprias informações, não é possível adotar uma estratégia de centralização. Apenas com o emprego de Tecnologia de Informação e Comunicações (TIC) é que as instalações de um sistema centralizado podem ter acesso à mesma base de dados. (AULA 17)
Questão 3 (2,0 pontos): Com relação ao emprego das TIC nas Cadeias de Suprimentos, explique o que vem a ser o conceito de ponto único de contato:
R: Com relação ao emprego das TIC, atualmente existe o conceito de ponto-único-de-contato para toda a informação disponível. Tal conceito significa que a informação possa ser acessada imediatamente, e seja a mesma, independentemente de qual seja a forma de consulta utilizada (fax, Internet, telefone, quiosque no shopping etc.) ou de quem esteja realizando a consulta.
...