Analise Swot Colgate
Por: Fernanda Luloian • 20/3/2016 • Relatório de pesquisa • 1.137 Palavras (5 Páginas) • 2.716 Visualizações
1-
Bairro de Alphaville: Mambo Express, St. Marche, Carrefour Bairro, Droga Raia.
2-
Preço, disposição, embalagem, publico alvo.
3-
Colgate –
Comunicação:
Analisando a comunicação primeiramente no mercado St. Marche, podemos dizer que pelo fato de não ter sido encontrado nenhum produto da marca Colgate, a comunicação e a distribuição do produto é fraca. Por ser um mercado voltado para classe A, a Colgate poderia e deveria estar presente, porém o mercado optou pela venda de escovas Curaprox com preços bem mais altos. Contudo, no Mambo Express e no Carrefour a presença da marca foi maior, aplicando-se a tática harmônica de comunicação nomeada facing, posicionando as escovas Colgate próximas umas das outras. Porém, o resto dos produtos Colgate, os quais deveriam permanecer junto às escovas, ou vice e versa, estavam dispersos, provocando um desconforto em relação a marca. Na farmácia a comunicação aumentou, somente a Colgate tinha uma gôndola própria, uma testeira também, contendo os kits promocionais, escovas e outros produtos Colgate.
Preço:
[pic 1]
A partir da análise dos preços, podemos confirmar que o mesmo varia de acordo com o produto oferecido. Desde uma única escova, pacotes promocionais como “leve 3 e pague 2” ou “leve 2 e pague 1”, encontrados no Carrefour e no Mambo Express, até kits promocionais encontrados no Carrefour Bairro e na farmácia Droga Raia, os quais continham uma pasta Colgate e uma escova. O preço é acessível para o público-alvo da marca (A,B,C), variando pouco o preço de um PDV para o outro.
Embalagem:
Em relação a embalagem, as mesmas remetem à tecnologia referente a escova misturado com a cor da marca Colgate que é o vermelho, o que da maior destaque na organização da gôndola. Há também as embalagens dos kits promocionais, muitos são voltados para os consumidores que procuram kits compactos e práticos para viagens.
Público alvo:
O público alvo da Colgate é abrangente, desde o público infantil ao mais idoso. Focamos no público adulto, esse era a maioria diante dos mercados e farmácia, abrangendo uma diversidade maior de SKU’s em relação ao seus concorrentes.
Pontos fortes e fracos da marca do GE:
Marca do GE: Johnson & Johnson, Oral B e Aquafresh.
Johnson & Johnson –
Comunicação:
Primeiramente, é importante citar que a marca Johnson & Johnson foi encontrada somente em dois PDVs, que seriam o Carrefour Bairro e a Droga Raia. No mercado havia apenas 4 tipos de escovas, contra 14 da Oral-B e 18 da Colgate, incluindo as escovas para o público infantil, a mesma coisa aconteceu na Droga Raia, haviam apenas 3 tipos de escova da marca Johnson. Logo, a comunicação da Johnson é fraca comparada as concorrentes, sua presença no PDV é praticamente imperceptível, não há nenhuma atratividade que destaque a marca na gôndola.
Preço:
[pic 2]
O preço dos produtos Johnson variam bastante de acordo com o kit em que é oferecido. A variedade de SKU’s é menor que as das maiores concorrentes, logo o preço varia por venderem uma unidade de escova somente ou um kit promocional “pague 2 e leve 3”.
Embalagem:
A embalagem contêm as cores preta e alguma outra que constraste e classifique o produto, logo os SKU’s tem cores diferentes em suas embalagens. A linha ECO, por exemplo, é voltada para o verde.
Público Alvo:
O público alvo de acordo com as escovas encontradas, é voltado para o adulto.
Aquafresh –
A marca não foi encontrada em nenhum PDV em Alphaville.
Oral – B –
Comunicação:
´E bem comum no setor de escovas dentais a promoção “leve 3 e pague 2”, o consumidor percebe uma maior vantagem em relação ao custo benefício, as 3 escovas saem mais barato que a compra de uma apenas. Logo, a Oral-B investe nesse método e além desse, apropria-se do facing na gôndola do PDV. Sua distribuição é intensa, foi encontrada em todos os PDVs visitados.
Preço:
[pic 3]
O preço deriva do produto em si, a Oral-B tem uma quantidade de SKU’s tão abrangente quanto a Colgate, logo, são duas concorrentes diretas e seus preços são bem parecidos. No Mambo Express, os preços mais baixos pertenciam a embalagens que continham uma única escova e o mais alto pertencia a promoção “pague 2 leve 3”. No St. Marche, havia apenas uma escova infantil, no Carrefour Bairro havia escovas bem mais simples até kits bem elaborados e na farmácia havia desde escovas únicas até a escova elétrica, a qual custava R$151,33.
...