Analise crítica dos textos “Bem-vindo ao Marketing” e “Miopia em Marketing”.
Por: Evelyn Moreira • 24/9/2015 • Resenha • 637 Palavras (3 Páginas) • 422 Visualizações
Analise crítica dos textos “Bem-vindo ao Marketing 3.0” e “Miopia em Marketing”.
Evelyn Moreira
Acadêmica de Engenharia de Produção - UFPel
Henry Ford define o Marketing 1.0, ou melhor centrado no produto, a produção em massa era o que se levava em consideração, o cliente não tinha escolhas, os produtos eram padronizados com o propósito de reduzir custos, baixar os preços e aumentar o número de compradores. Infelizmente com o passar dos anos quem não se rendeu as mudanças ou acompanhou o mercado, perdeu o que tinha e ficou estagnado no tempo, com o passar dos anos analisando as alterações de mercado percebe-se que vivemos em um mundo de tendências, e o vencedor é a empresa ou setor que nçao tem medo de arriscar.
Tanto o marketing 2.0 e o 3.0 visam satisfazer o cliente, porém é no 3.0 que que o cliente passa a ser considerado ser humano e não apenas um consumidor, a empresa que consegue atingir o 3.0 considera a missão, visão e valores da empresa.
Os dois textos fazem referência a Revolução Industrial, apresentando o ínicio do marketing, e mostrando a reação das empresas ao longo dos anos, alguns negócios da época foram esquecidas com os avanços do mundo, fazendo com que o marketing evoluísse, assim como as tecnologias disponíveis nos dias de hoje. Nessas mudanças quem foi visionário se adaptou com as mudanças, mudou de ramo e seguiu a conquistar espaço e ganhar dinheiro.
Com o marketing 3.0 o contato dos clientes é possível e mais facilitado, devido as redes sociais que tornou-se o meio de comunicação mais utilizado nos últimos anos, o clientes conseguem mandar o feedback para as empresas, com reclamações, sugestões e pesquisas de opiniões sobre qualidade e performance de algum protótipo ou algum produto já existente.
Contudo a concorrência é muito grande e a facilidade de adquirir mercadorias de diversas maneiras, cores e marcas diferentes faz com que ouvir o cliente, estuda-lo, seja essencial para qualquer empresa que queira manter-se no mercado, hoje as pessoas querem produtos com qualidade, que facilite o dia a dia, inovador e com designer que se destaque aos olhos dos clientes, não esquecendo que se possível a baixos custos, claro que não podemos esquecer que a marca conta bastante, e muitas vezes o paga-se também pelo nome do produto.
O marketing evolui, primeira fase orientada pela transação, como vender. Segunda fase, como fazer o consumidor comprar mais. E a terceira fase, consumidores influenciam no desenvolvimento e comunicação da empresa e produtos.
Vivemos em uma sociedade criativa, inovadora, porém na grande maioria da população, são poucos os que possuem essa característica, visto que os demais, a maior porção, são trabalhadores, que estão com os dias agitados com tarefas e as atividades do cotidiano, no entanto essa grande maioria acrescentam detalhes e opiniões que fazem toda a diferença na elaboração de projetos.
Contudo é necessário discordar com o autor do texto “Miopia em Marketing”, quando ele trata os engenheiros das empresas como se fossem cegos quanto as necessidades dos clientes e que apenas pensam no produto, claro que com alguns exemplos utilizados pelo autor e pela época explorada, muitas empresas visavam apenas ganhar dinheiro, porém hoje o papel do engenheiro é de facilitar e aperfeiçoar produtos e principalmente, a vida dos clientes.
Os dois textos em partes se completam, pois um relata a falta de atenção ao cliente, a falta de causar satisfação e de compreensão do que o cliente deseja, porém o outro mostra que atualmente as empresas estão mais engajadas na excelência com seus produtos, com inovação e satisfação.
...