Analise de Resultados em Ambientes Digitais
Por: Pri Diniz • 26/9/2020 • Trabalho acadêmico • 638 Palavras (3 Páginas) • 256 Visualizações
Análise de resultado em ambientes digitais
Priscila Diniz de Souza – MKT Digital abcdc055-3748-4db1-99a4-3547e1d3bc85.
Acreditar que montar um e-commerce significa apenas criar uma “lojinha virtual” é o principal erro e causa de investimentos fadados ao fracasso.
Assim como em qualquer outro negócio, construir um e-commerce envolve muito planejamento, além de várias outras ações que vão muito além da criação de uma loja virtual.
O e-commerce consiste em uma estratégia de negócios, por meio do qual a empresa comercializa seus produtos/serviços na internet.
A ação pode ocorrer em uma loja virtual (parceria), página Facebook, Instagram, ou em marketplaces.
- Marketplaces são empresas que funcionam como vitrine de produtos de diversos fornecedores (Mercado Livre, Amazon, B2W).
O e-commerce também envolve um conjunto de ferramentas digitais que ajudam a posicionar a marca, e promover a conversão. O mercado dispõe de dezenas ou centenas de fontes de tráfego distintas, entre essas suas principais são:
- SEO (Seach Engine Optmization): São técnicas de otimização para páginas na web, essas técnicas têm como objetivo alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e apontam relevância para a página na web. São ferramentas indispensáveis do SEO Google Analytics e o Google Search Console.
- Google Analytics: Ferramenta gratuita do Google (maior portal de buscas do mundo) para a análise de dados, essa ferramenta auxilia na construção da persona, identifica quais as páginas trem maior relevância para o segmento, monitoram o número de visitantes na sua página, identificam os canais que mais geraram tráfego, auxiliam no reconhecimento do engajamento (comportamento do usuário), monitoram as conversões geradas através das estratégias de SEO.
- Google Search Console: Ferramenta que facilita a comunicação entre site e Google, através de relatórios importantes para o SEO. Apontam possíveis problemas de indexação, caso de tentativa de invasão, se foi penalizado pelo Google, Monitoram a relevância das palavras na SERP (Search Engine Results Page), detalham CTR orgânico (taxa de cliques), palavras chaves que realizaram as conversões, identificam quais os sites direcionam BACKLINKS para o seu e solicitam ao Google a rejeição de BACKLINKS duvidosos para o seu site.
- Investimento em Redes Sociais (Facebook ads, Instragram ads, youtube Ads, entre outro): Alto potencial de segmentação, muito popular é um mecanismo de marketing e publicidade que possibilita criar anúncios dentro da Rede Social mais popular do mundo. Nessa ferramenta podemos promover a página, promover postagens, criar ações de conversão e aumentar o acesso ao site.
No case apresentado a única sugestão de melhoria de tráfego é a utilização do SEO, com o objetivo de trazer a página do José a primeira página do Google.
Estratégia para alavancar vendas utilizando o rankemento do Google.
- Definir palavras chaves (keywords): Descobrir quais os termos seus clientes digitam quando estão procurando seu produtoserviço
- Incluir links internos: Os links internos são vistos como uma organização de relevância, pontuam positivamente para o Google.
- Investir em AI: Uma boa arquitetura de informação faz com que seu cliente tenha navegabilidade e usabilidade, confiança e segurança para transações.
- Integrar Mídias Sociais, faz com que o Google enxergue seu projeto, muitos links falando sobre você, demostra relevância no assunto, com isso o Google aumenta também sua relevância
- Usar o Link Building: Ferramenta que também valida seu conteúdo como relevante, sites parceiros que indicam seu conteúdo como relevante.
- Conteúdo atualizado: Atualizar o site com frequência mostra ao Google que seu site está sempre antenado ao assunto abordado.
Assim como uma loja física o e-commerce também precisa de manutenção diária, é importante entender que o SEO é um processo contínuo, que os algoritmos do Google sofrem mudanças constantes, e essas atualizações faz com que novos links ganham mais ou menos relevância, e que apenas as pessoas que ficam atento a manutenção dos seus links mantém a relevância.
Bibliografia
https://rockcontent.com/blog/o-que-e-seo/ : O que é SEO (Search Engine Optimization): o guia completo para você conquistar o topo do Google
Crie seu Mercado no Mundo Digital – Oliveira, Bruno de – 2ª Edição 2018
...