Análise de Campanha C&A
Por: kassialoubach • 20/3/2017 • Trabalho acadêmico • 489 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
ANÁLISE
O ramo da moda é área que se atualiza dia a dia, com as mudanças naturais evolutivas do ser humano. Nos dias atuais, não é diferente. A sociedade muda o seu modo de pensar em relação aos padrões adquiridos durante a história, buscando a miscigenação em todos os sentidos, inclusive no vestuário.
A rede de lojas de departamento C&A adotou esta proposta em seus produtos, e está construindo uma temática voltada para a igualdade dos gêneros, se moldando à realidade atual, quebrando os padrões sexistas. Com isso, colocando em debate a existência de um leque maior de gêneros além do masculino e feminino, quebrando o padrão de ideologia “machista” que existia na moda.
Percebe-se, segundo os conceitos ideologia-discurso propostos por Fiorin, que C&A introduz em forma de campanha publicitária uma ideologia bastante discutida atualmente, com o discurso voltado para a diversidade e igualdade de gêneros, onde é posta em discussão a necessidade de definição de vestuário ou até mesmo de atitudes baseadas em segregação por gênero, visando despertar a consciência social dos indivíduos acerca do tema que é de tão difícil aceitação em determinados grupos sociais. O interesse da marca está direcionado a atrair e apoiar os públicos transgêneros, andrógenos e LGBTS. E de certa forma criar visibilidade à ideologia e discurso reproduzidos, gerando assim impacto social.
Sua campanha publicitária “Misture, Ouse e Divirta-se”, publicada em março de 2016, acredita que o melhor de tudo está na mistura. Por isso, a proposta da C&A é combinar s iguais, os diferentes, os distantes, as experiências, as atitudes. A marca quer incluir o público num mundo colorido e ousado através da moda. Uma moda que só fica linda quando misturada ao seu jeito de ser e viver a moda.
A campanha segue, destrinchando-se em várias etapas. A atual, lançada no dia 17 de maio, chamada “Dia dos Misturados”, tem como tema principal a celebração do amor e faz uma alusão ao próximo período sazonal do comércio, em comemoração ao “Dia dos Namorados”. A percepção do trocadilho usado pela empresa é nítida em relação a campanha lançada pela mesma anteriormente em suas coleções e dá continuidade à nova visão da C&A sobre a Moda.
Livre de todo e qualquer tipo de preconceito e estereótipo, esta campanha atual, traz em especial um apelo aos casais que se formam fora do padrão julgado como “ideal” pela sociedade atual, onde de certa forma, eles se “misturam” e se organizam socialmente da sua maneira, assim como a empresa propõe o uso de suas roupas e acessórios, fazendo um novo convite à mistura de atitudes, cores e estampas como forma de expressão. A C&A reforça que o respeito à diversidade, inclusive de opiniões, sempre foi um dos princípios da marca.
“Existem infinitas histórias de amor: amor drama Hollywood, amor comédia brasileira, amor novela, amor bandido, inocente, onde o que importa é estar misturado. É sentir borboletas no estômago e perder o chão. Amar é isso aí, se misturar. “
(C&A)
...