Aprendizagem organizacional
Resenha: Aprendizagem organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luciara • 30/5/2013 • Resenha • 320 Palavras (2 Páginas) • 706 Visualizações
Aprendizagem organizacional
É uma visão administrativa que conduz a empresa para o caminho gerencial de cultura organizacional aberta e participativa para melhorar, por meio das pessoas, a posição da empresa em um ambiente mais competitivo.
Capital intelectual
É uma proposta que valoriza o conhecimento e a experiência dos trabalhadores. Pode ser definido como um conjunto de elementos organizacionais, principalmente intangíveis.
Ativos tangíveis
São aqueles elementos organizacionais que podem ser observados, contados, como o que é apresentado pelo balanço contábil ou a estrutura física da empresa.
Ativos intangíveis
São aqueles elementos organizacionais mais difíceis de perceber e medir, como o valor da marca ou alguns procedimentos presentes no ambiente de trabalho. São capazes de criar valor organizacional no futuro perante clientes e investidores e também de proporcionar vantagem competitiva para as empresas.
Capital humano
São as pessoas que atuam nas empresas construindo o conhecimento organizacional para contribuir com a criação de valor organizacional.
Capital estrutural
É o conjunto de recursos que constrói as condições ideais para a atuação das pessoas talentosas da empresa, por meio da interação com os clientes, da inovação e dos processos.
Conhecimento
É um conjunto de informações repletas de experiências, julgamentos, intuições e valores.
Gestão do Conhecimento
É uma tecnologia de gestão que possibilita que a empresa capte e dissemine o conhecimento individual de seus trabalhadores. Com isso, a empresa pode inovar e melhorar seus produtos e serviços na busca pela vantagem competitiva, porque os clientes percebem o valor organizacional criado.
Conhecimento tácito
É aquele conhecimento difícil de formalizar, transferir e compartilhar, como palpites subjetivos, intuições, valores e emoções das pessoas.
Conhecimento explícito
É aquele conhecimento que pode ser facilmente expresso, comunicado e compartilhado, como os conceitos, as fórmulas e os manuais.
Modelo Seci (Socialização, Externalização, Combinação, Internalização)
É um modelo de criação de conhecimento organizacional que facilita à empresa transformar o conhecimento tácito (embutido nos trabalhadores) em conhecimento explícito (expresso em produtos, serviços, manuais, protótipos). É um processo contínuo, que se inicia no indivíduo e finaliza na inovação, possibilitando a conversão do conhecimento individual em conhecimento organizacional
...