O conceito de aprendizagem organizacional
Resenha: O conceito de aprendizagem organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: willyans1 • 17/7/2013 • Resenha • 641 Palavras (3 Páginas) • 568 Visualizações
O conceito de aprendizagem organizacional está associada ao conceito de competitividade ou competência empresarial. Uma empresa que ensina e aprende é uma empresa competitiva, aquela que desenvolve competências e as gerenciam como vantagens ante o mercado ou aos concorrentes. A aprendizagem organizacional auxilia na aplicação do conceito intelectual nas empresas. Para colocar em prática é necessário que a cultura organizacional favoreça o novo modelo corporativo facilitando o desenvolvimento da proposta,com isso, deve reforçar a análise das informações processadas, desenvolver novos conhecimentos, promover uma ação estratégica, ou seja, o produto gerado por esse processo cria uma extensão entre, por exemplo, a área de pesquisa e desenvolvimento, a área de marketing, a estratégia empresarial e a tecnologia da informação.
Um dos principais desafios para as empresas é utilizar métodos capazes de medir intangíveis do capital intelectual, criadores de valor organizacional. Nesse, sentido, a educação depende diretamente do envolvimento dos funcionários; sem isso, as condições criadas pela organização seriam vãs.
Capital intelectual é um conjunto de ativos intangíveis capazes de criar valor organizacional no futuro. Os trabalhadores representam o principal capital intelectual das empresas.
A gestão do conhecimento pode ser aplicada individualmente, assim as empresas captam o conhecimento de cada funcionário.
O conhecimento organizacional é constituído em conjunto, por meio da interação das pessoas.
Video: Aprender a aprender
Aprender é magia... Tem que querer... Tem que ter paciência, muita paciência e tentar quantas vezes forem necessárias... Tem que dar o "sopro da vida" dedicando o melhor de si naquilo que se quer realizar... Há que amparar sempre com as mãos do saber e do sentir para que não percamos todo o aprendizado que se faz ao longo da existência e Alegrar-se sempre até mesmo com as pequenas conquistas.
Video: Capital intelectual
A análise do comportamento, que não se limita à análise experimental do comportamento, origina-se de uma posição behaviorista assumida por Skinner por motivos mais históricos que puramente lógicos. Parte da constatação de que há ordem e regularidade no comportamento. Um vago senso de ordem emerge da simples observação mais cuidadosa do comportamento humano. Estamos todos continuamente analisando circunstâncias e predizendo o que os outros farão nessas circunstâncias, e nos comportamos de acordo com nossas previsões. Tentamos prever e controlar o comportamento de um organismo individual. Esta é a nossa 'variável dependente'- o efeito para o qual procuramos a causa. Nossas 'variáveis independentes'- as causas do comportamento - são as condições externas das quais o comportamento é função. Relações entre as duas - as 'relações de causa e efeito' no comportamento - são as leis de uma ciência".
Para as empresas, o compartilhamento de conhecimento no trabalho é uma forma de assegurar que seus empregados ou trabalhadores possam estar repassando uns aos outros o conhecimento que possuem, e garantindo a disseminação e posse do conhecimento de que necessitam. De uma forma geral, compartilhar
...