Artigo 1
Artigo: Artigo 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CASANOVASAR • 20/3/2015 • 6.071 Palavras (25 Páginas) • 224 Visualizações
EMPREENDEDORISMO
MINEIROS – GOIÁS 2006
EMPREENDEDORISMO
Monografia apresentada ao Curso de Administração, oferecido pelo Instituto de Ciências Administrativas e de Informática mantido pelas Faculdades Integradas de Mineiros, como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração, sob a orientação do Prof. Miguel Ângelo Flach.
MINEIROS – GO 2006
A Deus que tem me abençoado nos momentos difíceis e bons de minha vida. A Ele deposito toda confiança de vencer cada barreira que surge com o intuito de me fazer melhorar como pessoa e profissional.
Aos meus pais e familiares, pelo incentivo e cooperação nesta caminhada, que ensinaram que vale a pena ser honesto e justo, e que deram forças para encarar os medos e limitações, para que os sonhos, projetos, desejos e vontades sejam alcançadas, acreditando em Deus e em mim mesma.
Aos professores que são a chave mestra deste projeto.
Aos meus colegas e amigos que incentivaram-me nos momentos difíceis.
A vocês, minhas considerações e respeito.
“Não há nada mais vergonhoso do que alguém ser honrado pela forma dos antepassados e não pelo merecimento próprio’’. Platão
O tema empreendedorismo, compreendendo desde a origem da palavra até sua importância estratégica para o desenvolvimento econômico de um país é hoje um fenômeno global, dadas as profundas mudanças nas relações internacionais entre nações e empresas, no modo de produção, nos mercados de trabalho e na formação profissional. O Brasil é citado como um dos países mais criativos do mundo, mas precisa melhorar no que se relaciona à consolidação de milhares de iniciativas de novos negócios e empresas, assim como a formação de empreendedores particularmente nas Escolas de Administração. O empreendedor corporativo é um perfil cada vez mais procurado pelas organizações, nas quais um dos principais objetivos é a busca de eficácia. Investir na disseminação organizada do empreendedorismo será fator fundamental de progresso econômico e social e também fonte de geração de novos empregos. Neste trabalho é apresentado um modelo de formação de empreendedores baseado na competência individual e na busca de idéias e oportunidades dentro do âmbito da graduação em Administração de Empresas, compondo uma disciplina teórico-prática para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.
INTRODUÇÃO
09
OBJETIVOS
1
CAPÍTULO I - DEFINIÇÃO DO EMPREENDEDOR
13
1.1 DEFINIÇÃO DO EMPREENDEDOR
13
1.2 CARACTERISTICAS DOS EMPREENDEDORES DE SUCESSO
13
1.3 CARACTERISTICAS BÁSICAS
17
CAPÍTULO I - EMPREENDEDORISMO E GERAÇÃO DE EMPREGOS
18
2.1 EMPREENDEDORISMO E GERAÇÃO DE EMPREGOS
19
2.2 O EMPREENDEDOR EMPRESARIAL
21
2.3 EMPREENDEDORISMO EM SETE PASSOS
23
CAPÍTULO I – IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
27
3.1 OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
27
3.1.1 Predisposição
27
3.1.2 Criatividade
28
3.2 FÓRMULAS PARA IDENTIFICAR OPORTUNIDADE
28
DO NOVO NEGÓCIO
32
4.1 COLETA DE INFORMAÇÕES
32
4.2 PLANO DE NEGÓCIO
3
4.3 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO
35
4.3.1 Definição do negócio
35
4.3.2 Análise financeira
35
4.3.3 Análise de risco
36
4.3.4 Documentos de apoio
36
4.3.5 Motivação pessoal
37
CONCLUSÃO
38
As mudanças observadas no cenário econômico mundial nos últimos anos induzem as sociedades em desenvolvimento, tal como o Brasil, a um repensar no modo como devam se posicionar no mercado competitivo globalizado. Este novo posicionamento exige um processo de maturidade que esteja “antenado” com as influências colocadas mundialmente no ambiente sócio-econômico destacando, principalmente, àquelas referentes à relação entre educação e trabalho.
Inovação é, talvez, um dos assuntos mais discutidos do mundo dos negócios nos dias atuais. Os livros mais modernos de administração apontam neste sentido como uma das características essenciais para o sucesso no século 21. Para se distinguir num mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm de obter avanços na produtividade, em geral decorrentes de uma nova forma de fazer as coisas - seja um modo mais eficiente de aproveitar os recursos, seja a entrada em um mercado diferente ou a aposta num produto extraordinário ou completamente novo. Trata-se de um dos paradoxos da gestão: para ser estável e perene, uma organização deve constantemente promover a mudança. Na maioria das vezes as empresas promovem pequenas mudanças, cujo somatório permite manter-se à frente dos concorrentes. Essas pequenas mudanças são o fruto do trabalho e iniciativa dos empreendedores que se encontram nas organizações.
O empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil nos últimos anos, particularmente na década de 1990, e hoje ser um empreendedor
...