TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mídias Digitais

Por:   •  24/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade – Trabalho Individual

Disciplina: Mídias Digitais

Prof.: Lucas Waltenberg

Aluna: Marcela Cristina Fernandes Baptista

A pandemia junto com o lockdown pegou todo mundo de surpresa. Todos sofreram alterações em suas rotinas e tiveram que buscar formas de adaptar o trabalho, as relações, o entretenimento, a vida no geral, a essa nova realidade. Uma realidade que distancia todo mundo. Com o mundo real em crise, e exigindo que cada um ficasse isolado em sua casa, coube ao mundo digital reconectar. A internet, sem dúvidas, tem sido uma grande aliada de todos em tempos de isolamento social, afinal temos literalmente o mundo nas mãos com infinitas possibilidades. Estamos a um clique do trabalho, de rever os amigos, assistir séries ou lives e comprar.

A compra online foi um dos hábitos que mais cresceu durante a pandemia, sem poder sair de casa, o público consumidor adotou esse novo hábito em maior quantidade e também com maior frequência. Isso pode ser um reflexo do trabalho que marcas e empresas se dispuseram a fazer em seus ativos digitais, reforçando cada vez mais sua presença afim de não cair no esquecimento e continuar gerando desejo em seu público. Marcas que já faziam uso de seus ativos digitais tiveram que se dedicar ainda mais nesse mercado, enquanto marcas que estavam a margem disso tiveram que se aventurar em um “mundo novo”, tendo um trabalho redobrado e com grandes chances de não obter o mesmo resultado de quem saiu na frente nessa corrida.

As grandes marcas e empresas, de todo o mundo, perceberam seria necessário investir em ações de marketing que estivessem inseridas no contexto atual, covid-19uUm movimento que foi observado bem no início da pandemia foi a alteração de logos e slogans, como foi o caso do mercado livre, que retirou o aperto de mão de sua logo, a fim de incentivar a diminuição do contato físico. Tais ações, em grande maioria, foram realizadas em seus ativos digitais e trouxeram retorno positivo para o “mundo real” tanto da empresa, em forma de valorização da marca, quanto para a sociedade que pode ser agraciada com seus resultados ação.

Existem inúmeros exemplos marcas que souberam trabalhar suas redes sociais afim de promover uma conscientização sobre a doença e agregar valor ao seu nome, um desses exemplos é a AMBEV, com a fabricação de álcool em gel, a empresa que é uma gigante do mercado de bebidas anunciou que parte do álcool utilizado na produção de cervejas seria revertido na fabricação de álcool em gel, vale ressaltar que essa ação foi anunciada em um momento em que houve escassez desse material, que estava em falta em diversas cidades brasileiras, e sendo comercializado com preços exorbitantes. No entanto o material produzido pela empresa seria doado aos hospitais e outras unidades de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

A AMBEV fez uma publicação em seus perfis oficiais no Instagram e no Facebook falando sobre a iniciativa, e segundo pesquisas[1], esse foi o post com o maior número de engajamento, no período de janeiro a março[2]. Esse resultado confirma que no momento ações relevantes e que tenham impacto direto na nova realidade, tem um desempenho melhor e conseguem alcançar um público maior e de maneira orgânica.

[pic 1]

Figura 1 Engajamento post – AMBEV

Outra gigante que apostou em ações em seus ativos digitais foi a Magazine Luiza, a empresa também soube fazer de pandemia uma oportunidade visibilidade pra marca. A gigante varejista, que tem um app próprio para vendas, iniciou uma ação de frete grátis para produtos que foram considerados de grande necessidade durante o período de pandemia, como álcool em gel, nebulizadores e máscaras, para garantir os benefícios bastava realizar a compra pelo app Magalu. Por fim a empresa estendeu esse beneficio para diversos produtos, afim de incentivar a compra via app, e realizar uma venda para seus clientes de forma segura, afinal não seria necessário sair de casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (191.7 Kb)   docx (117 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com