As ideias principais do Marketing para o século XXI e Marketing 3.0
Artigo: As ideias principais do Marketing para o século XXI e Marketing 3.0. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Claytonmaia02 • 17/9/2014 • Artigo • 507 Palavras (3 Páginas) • 356 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido, através de etapas sugeridas inicialmente e com base na fundamentação teórica do livro de Philip Kotler (Marketing Essencial: Conceitos, Estratégias e Casos).
Onde foi procurado compreender que as ações de marketing visão a satisfação do cliente, focando nos interesses da empresa com base na vontade do público alvo. Tendo sempre em vista os canais de distribuição, com foco relevante no mix de marketing, para uso desta ferramenta dentro das organizações.
A LC RESTAURANTES NO VALE DO PARAIBA
A empresa escolhida para desenvolver o trabalho, foi...
As ideias principais do Marketing para o século XXI e Marketing 3.0
Existem diversos pontos importantes para os quais as organizações devem atentar para criar, conquistar, dominar e manter mercados atualmente. Com marketing moderno as empresas perceberam a importância da mudança na organização do modelo centrado no produto para aquele centrado no mercado e no cliente.
Com a mudança causada pela globalização e tecnologia, as empresas não podem mais se basear nas antigas práticas empresariais para manter a prosperidade e sim adaptar-se aos consumidores que estão cada vez mais focados nas práticas ligadas as responsabilidades sociais e ambientais, e para isso é necessário envolver não só os consumidores, mas também funcionários, acionistas e fornecedores.
O perfil do comprador mudou, ele não é mais um simples consumidor, o Marketing 3.0 envolve as preocupações coletivas, ambientais e sociais. Criando assim o foco na satisfação das necessidades em vez de continuar atuando apenas com o foco na venda do produto, as empresas que são sensíveis a essas alterações conquistam clientes leais e marcas mais valiosas.
Entre as alterações que foram realizadas com sucesso estão os programas em que os colaboradores usam parte do horário de trabalho para prestar serviços comunitários e a preferência a pequenos produtores, artesões e cooperativas de países em desenvolvimento.
Empresas que se fixam em lucrar no curto prazo são perdedoras em um horizonte mais longo. Você pode ganhar dinheiro pagando o menor salário que puder, escolhendo fornecedores baratos e espremendo todos os demais custos mas essa estratégia não vai durar muito, porque acabará gerando uma força de trabalho, fornecedores e produtos de baixa qualidade. As firmas vencedoras e mais lucrativas são aquelas que se aproximam do Marketing 3.0, o que significa também mirar o longo prazo. Suas marcas são mais valiosas e seus consumidores se tornam mais fiéis.
BIBLIOGRAFIA
KOTLER, Philip. Marketing Essencial: Conceitos, Estratégias e Casos. 2. ed. São Paulo: Pearson - Prentice Hall, 2005. PLT 198.
KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BzvCuonq3RmAMzhiZWY0MGQtODU0Yy00NmM1LTg0ZDAtMWRiZTIwOTlhODNh&hl=pt_BR>.
...