As regras do método sociológico
Seminário: As regras do método sociológico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lolman • 9/9/2013 • Seminário • 230 Palavras (1 Páginas) • 575 Visualizações
2. Durkheim afirma, em seu livro As regras do método sociológico:
“Existem, pois, espécies sociais pela mesma razão por que existem espécies em biologia. Estas, com efeito, são devidas ao fato de que os organismos não constituem senão combinações variadas de uma única e mesma unidade anatômica”.
Que características da escola positivista podem encontrar nesse texto?
R: Como os positivistas, Durkheim procura ver nas sociedades manifestações de um organismo em evolução. Os conceitos de espécie, organismo, unidade anatômica demonstram a influência das ciências “biológicas” sobre sua teoria.
3. Defendendo a imparcialidade e a objetividade Durkheim afirma: “O sentimento é objeto das ciências, . Defendendo a imparcialidade e a objetividade Durkheim afirma: “O sentimento é objeto das ciências, não é critério de verdade cientifica”.
Para Durkheim, a verdadeira ciência deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista? Justifique sua resposta.
R: Não. Para Durkheim os sentimentos individuais, as opiniões, sentimentos apenas atrapalham a apreensão da realidade.
4. – Como o sociólogo deve estudar os fatos sociais?
R: Durkheim criticava aqueles que, ao invés de observar, descrever e comparar os fenômenos sociais, contentavam-se em emitir opiniões e ideologias sem a menor base científica.
Mesmo antes do surgimento da Sociologia, Durkheim dizia que já era possível encontrarmos definições acerca do que era a moral, a família, o Estado e o direito. Mas para ele, esses eram conceitos grosseiramente formados e sem o rigor exigido pelo método científico.
...