Atividade Ativa Processos Integrados de Distribuição e Logística
Por: Isaque Morais • 5/12/2020 • Trabalho acadêmico • 877 Palavras (4 Páginas) • 270 Visualizações
Nome: Isaque Dias de morais Matrícula: 2086010137 Curso: Gestão de Marketing
Atividade Avaliativa
Resposta da questão número 01:
Cadeia de Suprimentos é como se denomina todas as atividades primárias da Logística existentes dentro de uma organização, ou seja, planejamento compra de matérias primas, produção, estocagem, distribuição e transporte. O conjunto dessas atividades, é que chamamos de Gestão, ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Para Ballou (2001), o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos é a coordenação de estratégias, de forma sistêmica, de negócios dentro da cadeia logística. O propósito dessa coordenação consiste em melhorar o desempenho das empresas individualmente e também melhorar o desempenho da cadeia de suprimento de forma geral.
De acordo com Simchi-Levi (2003; 27), A gestão de cadeia de suprimentos é um conjunto de abordagens utilizadas para integrar eficientemente fornecedores, fabricantes, depósitos e armazéns, de forma que a mercadoria seja produzida na quantidade certa, para a localização certa e no tempo certo, minimizando os custos globais do sistema ao mesmo tempo em que atinge o nível de serviços desejado.
As ideias apresentadas pelos autores Ballou et al., (2000); Chistopher, (2001); Bowersox e Closs, (2001): A gestão da cadeia de suprimentos apresenta-se no atual ambiente de negócios, como uma ferramenta que permite ligar o mercado, a rede de distribuição, o processo de produção e a atividade de compra de tal modo que os consumidores tenham um alto nível de serviço ao menor custo total, simplificando assim o complexo processo de negócios e ganhando eficiência; levando ao consumidor final um serviço de alto nível e com menor custo, ganhando maior eficiência e satisfação.
Resposta da questão número 02:
Nos tempos atuais o marketing ambiental assumiu uma posição muito importante dentro do processo decisório de qualquer organização. A organização que não estiver engajada com o marketing verde estará fadada ao insucesso, pois nossos consumidores, tanto internos como externos, tornaram-se mais preocupados com a questão ambiental.
A logística reversa tem por principal objetivo, prolongar a vida útil dos produtos, bem como reduzir custos operacionais com a reutilização de materiais pós-uso e, de forma indireta, mas importante, reduzir a degradação do meio ambiente gerando benefícios à sociedade como um todo.
O Marketing Ambiental pode atuar junto com a Logística Reversa para proteger o meio ambiente e trazer retorno aos seus praticantes, sejam eles financeiros ou de qualidade.
Ao adotar o Marketing Verde a organização deve informar a seus consumidores acerca das vantagens de se adquirir produtos e serviços ambientalmente responsáveis, de forma a estimular e despertar o desejo do mercado por essa categoria de produtos. Dessa forma, tendo em vista o conjunto de suas ações em diferentes frentes, a empresa ressalta para a sociedade sua consciência ambiental, como também procura mostrar que seus produtos podem ser reciclados de forma a não agredir o meio ambiente.
...