Atividade de Demanda
Por: Andressa Luiz • 12/5/2017 • Dissertação • 385 Palavras (2 Páginas) • 346 Visualizações
Atividade: Previsão da Demanda
[pic 3]
Produto: Sabão em Pó
(O mercado de sabão em pó surgiu no final da década de 50, enfrentando grandes barreiras de aceitação principalmente por causa do sabão em barra que era mais barato e que as donas-de-casa já haviam criado o hábito de usá-lo. Porém, com o aumento do poder aquisitivo do povo brasileiro e com a inserção da mulher no mercado de trabalho, o sabão em pó conquistou seu espaço e até substituiu o sabão em pedra).
Segmento: Produtos de limpeza e Higiene
Região: Grande São Paulo – Capital
Público Alvo: Donas de casa, homens e mulheres que lavam suas ou roupas de outras pessoas.
Subjetivo sobre o Sabão em pó: O posicionamento de um produto na mente de um cliente potencial ainda constitui a estratégia mais importante no ambiente dos negócios. A grande oportunidade para as empresas não está mais no aumento do volume de vendas e sim na sofisticação dos hábitos de compra dos brasileiros. (Revista Exame).
Gráficos:
[pic 4]
[pic 5]
Análise de estimativa do crescimento da demanda na Grande São Paulo:
O sabão em pó tem forte presença nos lares brasileiros e seu crescimento acompanha o aumento da população. Em 2015 o consumo na Grande São Paulo foi de 11,96 quilos por habitante/ano, com expectativa de ampliar o consumo para os próximos quatro anos, acompanhando o crescimento demográfico das regiões.
Previsão Sazonal na Grande São Paulo:[pic 6][pic 7]
*Previsão Sazonal realizada para o ano de 2017, o total de consumo na Grande São Paulo está previsto em 102,66 Toneladas/Ano.
[pic 8]
Análise de Sazonalidade:
Analisando o produto “sabão em pó” concluímos que não existe um período sazonal onde o consumo é maior, o consumo desse produto é constante, em uma rápida pesquisa entendemos que a média de utilização do produto é de 3 vezes por semana. Analisando o gráfico entendemos que os picos sazonais de mercado são nos meses com maior quantidade de dias, as variações que podemos ter entre a previsão e o real praticado no ano são os impactos econômicos, em 2015 houve um impacto no mercado de sabão em pó na Grande São Paulo, devido à crise hídrica, a redução do consumo de agua impactou diretamente o consumo de sabão em pó, diminuindo o consumo médio semanal do produto.
Fonte: IBGE / Revista Exame/ Ablipa
...