Atps Adm Da Financeira E Orcamentaria
Trabalho Escolar: Atps Adm Da Financeira E Orcamentaria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anezita\\_ • 29/10/2014 • 764 Palavras (4 Páginas) • 268 Visualizações
Com a rápida evolução do mercado financeiro, foi sendo exigido dos profissionais da área ,agilidade na tomada de decisões que podem modificar o futuro da empresa, ocasionando o sucesso e até mesmo fracasso. Dentro desta realidade, surge a Administração Financeira e Orçamentária, que trata de assuntos relacionados à gestão das Finanças, visando a maximização dos recursos utilizados, mas ao mesmo tempo, ligada diretamente com a Administração, Economia e Contabilidade.
Como administrar é decidir, o processo decisório garante o crescimento de toda a organização, assumindo a complexidade e riscos cada vez maiores. O mercado espera que o profissional que atue nessa área tenha uma visão integrada de empresa e que se relacione com o ambiente externo das organizações.
Passo 1
1-A Administração Financeira envolve basicamente a gestão de recursos financeiros. Como obter esses recursos e onde aplicá-los é a atividade principal do administrador financeiro. Segundo KUSTER e NOGACZ, a Administração Financeira e Orçamentária tem um papel fundamental dentro de uma organização. A maioria dos fracassos ocorridos acontece devido à falta da habilidade gerencial dos administradores, que não dão a devida atenção para a função administrativa da empresa. Para sobreviver em um mercado tão competitivo é indispensável um gerenciamento adequado, conhecer os procedimentos financeiros e contábeis disponíveis, bem como a utilização, acompanhamento, controle, ajuste e projeção de resultados.
De acordo com Telles (2012) a Administração Financeira e Orçamentária é um campo de atuação teórico e prático que objetiva, assegurar de forma essencial um melhor e mais eficiente processo de gestão empresarial de captação e alocação de recursos de capital, com o intuito de maximizar os resultados.
É uma ferramenta usada para controlar de forma eficiente e eficaz concessão de crédito (clientes), planejamento e orçamento, análise de investimentos e meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e as atividades da empresa.
2- O gestor financeiro é o principal responsável pela criação de valor da empresa e, para isso, envolve-se, cada vez mais, com os negócios da empresa como um todo. Suas atividades abrangem decisões estratégicas, como a seleção de alternativas de investimento e as decisões de financiamento de longo prazo, além das operações de curto prazo, como a gestão do caixa, o gerenciamento do risco e tantas outras. Sua área de abrangência é ampla, ocupando-se do processo financeiro, dos mercados e das instituições financeiras, dos instrumentos financeiros e das finanças pessoais, governamentais e cooperativas.
Suas principais atividades são: Administração do caixa; Contas a receber; Contas a pagar; Administração de crédito e cobrança; Captação e Aplicação de Recursos Financeiros; Planejamento e controle financeiro; Relações com bancos; Administração de custos e preços.
Essas funções surgem e se expandem, ou desaparecem, dependendo das necessidades de cada empresa, variando segundo sua natureza, porte e estágio de desenvolvimento. As funções financeiras podem ser de curto ou longo prazo.
Uma boa gestão de recursos financeiros reduz a necessidade de capital de giro, gerando maiores lucros com a redução das despesas financeiras. Quando os
...