Atps Comp Organizacional
Ensaios: Atps Comp Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emersonnnnnnn • 26/9/2014 • 2.214 Palavras (9 Páginas) • 368 Visualizações
ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PET GLAMOUR
ETAPA 1
O pet shop Pet Glamour surgiu do sonho de dois irmãos de terem o próprio negócio. Na escolha do nicho de mercado levaram em conta o fato de ambos gostarem de bichos de estimação.
João Maria Lourenzão formou se em Tecnologia em Gestão Comercial e Alba Lourenzão sempre trabalhou como cabeleireira em grandes salões de beleza. Para realizar o sonho, eles pegaram empréstimo no banco e abriram o Pet Shop.
João assumiu toda a administração da empresa, enquanto Alba se responsabilizou pelo banho e tosa. Além dos dois sócios, a empresa conta com mais cinco funcionários:
Gerente da loja: Rui Leme
Vendedoras: Leila Xavier e Elaine Vérner
Banho: Anita T. Jordão e Léa J. Jordão
Tosa: Éder Seles
Baseado nos problemas do pet shop, identificamos as diversas personalidades da empresa seguindo o conceito da Teoria do Big Five, como segue abaixo.
João Maria Lourenzão - Sócio - Administração Geral
Características do personagem = Apesar de ser o administrador geral da pet, usa seu tempo somente com o trabalho burocrático, falta talento para delegar funções, desenvolve mais a função operacional em sua administração, não administra bem o seu tempo, o que vem causando o encolhimento da empresa. Sua qualidade mais expressiva é ser trabalhador.
Traço da personalidade identificado = Consciência
Alba Lourenzão - Sócia - Responsável pelo Setor Banho e Tosa
Características do personagem: Para essa personagem, a pet é apenas o grupo a qual é responsável, o setor de banho e tosa. Não exerce liderança sobre sua equipe, pois não é respeitada pelas pessoas do grupo, que usam o nome da mesma para tomarem atitudes sem mesmo consultá-la. Não coopera com a administração, deixando a encargo do sócio, reclama, porém é apática. Não toma nenhuma decisão, mesmo sabendo que o faturamento da empresa vem caindo. Reclama mas é omissa quanto a sua responsabilidade, demonstra uma personalidade muito calma.
Traço da personalidade identificado: Estabilidade emocional.
Rui Leme - Gerente da Loja
Características do personagem: Esse funcionário só tem o título de gerente, não exerce a função. Falta-lhe atitude, voz ativa, segurança e controle da situação. Conhece as regras, sabe que não estão sendo seguida e nada faz para que sejam cumpridas. É desorganizado e não confiável. Muito calmo.
Traço da personalidade identificado: Estabilidade Emocional
Elaine Verner e Leila Xavier - Vendedoras
Características das personagens: Segundo relatado elas são autoconfiantes, pois faltam ao trabalho e chegam atrasadas com muita frequência. O indivíduo tem que confiar muito em si, para ter a garantia de que agindo dessa forma não será demitida. Se analisarmos o ambiente em que vivem, não será tomado nenhuma atitude em relação ao comportamento das mesmas.
Traço da personalidade identificado: Estabilidade emocional
Anita T. Jordão e Léa J. Jordão - Banho
Características das personagens: Conforme observamos nos problemas citados, essas funcionárias são displicentes, não respeitam os superiores hierárquicos, abusam da confiança da responsável pelo setor, usando o nome da mesma para burlar normas da empresa. Pelo fato de pegarem sempre os produtos, a ponto de fazer a gerência perder o controle, sugere que as mesmas sejam trabalhadoras, cooperam entre si e esforçam se para se darem bem no ambiente onde estão inseridas (de certa forma são sociáveis).
Traço da personalidade identificado: Extroversão
Éder Seles - Tosa
Características do personagem : Além de possuir os mesmos problemas das funcionárias do banho, como a falta de respeito com seus superiores, abuso da confiança do responsável pelo setor, etc, esse indivíduo não respeita as colegas de trabalho, se sente superior, sendo desagradável ao vangloriar se de seu talento. Apesar do problema de relacionamento, podemos concluir que ele é criativo.
Traço da personalidade identificado: Aberto a experiência.
ETAPA 2
TABELA DE MOTIVAÇÃO DOS GESTORES
TESTRESS
Analisamos os problemas cotidianos da pet shop, o perfil e o comportamento de cada um que nos permitiu mensurar o grau de stress dos gestores. Os resultados encontrados foram os seguintes:
Gerente - Rui Leme
Pontuação de 10-29: O indivíduo se encontra em uma faixa de normalidade. Deve ficar irritado apenas ocasionalmente, mas geralmente com uma boa justificada.
Sócia - Alba Lourenzão - Responsável pelos setores de Banho e Tosa
Pontuação de 10-29 : O indivíduo se encontra em uma faixa de normalidade. Deve ficar irritado apenas ocasionalmente, mas geralmente com uma boa justificada.
Sócio - João Maria Lourenzão - Administração Geral
Pontuação de 40-48: A situação está crítica, o indivíduo deve prestar atenção, pois encontra se em zona perigosa de stress, com a possibilidade de precisar usar os serviços de um terapeuta ou um conselheiro.
Conforme descrito no PLT, a teoria de Maslow descreve que o indivíduo é motivado por necessidades básicas. Por isso ele construiu uma escala representando essas necessidades formando degraus, ele afirma que uma pessoa passa para o próximo degrau das necessidades a cada vez que completa a anterior, se sentindo realizados quando finalmente atingirem a última. Então segundo considerações anteriores foi possível concluir algumas motivação e desmotivações sobre os sócios e o gerente do PET GLAMOUR. A começar por João Maria Lourenzão, formado em tecnologia, é motivado pelo sonho de construir seu próprio negócio, unindo ao gosto pelos animais. Mas se sente de desmotivado por estar sobrecarregado de trabalho, e não ser valorizado e reconhecido profissionalmente.
...