Atps De Economia
Trabalho Universitário: Atps De Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: victormaia • 25/10/2013 • 851 Palavras (4 Páginas) • 279 Visualizações
1 - Introdução
Os transportes nos dias atuais nos levam a acreditar que o problema de locomoção nas grandes cidades tem acabado afinal, são varias as opções deles. Basta escolher uma que nos agrade e pronto! Iremos aonde quisermos. A realidade não é essa.
Com o crescimento desproporcional de pessoas nas cidades, o espaço de circulação dos transportes públicos e particulares tem diminuído e o resultado não podia ser outro. Quilômetros e quilômetros de avenidas congestionadas, muita dor de cabeça, estresse dentre outros problemas que aparecem nesse momento.
A solução esta em um transporte econômico, versátil que atende a todas as necessidades (meio de transporte, lazer e saúde). A bicicleta nesse período de grande crescimento tem sido a solução mais eficaz contra todos os problemas de trânsito.
2 – Senso investigativo
Ela vem sendo alvo de consumidores de varias idades e classes sociais. A bicicleta tem se revelado uma grande aliada à sociedade, pois é vista como um meio de transporte de baixo custo e de fácil manutenção.
Desde 1975 até os dias atuais, o numero de produção vem aumentando gradativamente, atualmente oito milhões por ano aqui no Brasil.
Com o decorrer dos anos o uso de bicicletas como meio de transporte, vem aumentando consideravelmente devido o crescimento do numero de carros e motos nas ruas. Elas têm ganhado espaço em vários setores, não apenas pelo seu baixo preço de custo e manutenção, mas também pelo acesso rápido a curtas distancias e os benefícios que o seu uso traz a saúde.
Em Araguaína varias empresas trabalham com bicicletas. Algumas são especializadas em vendas, outras em manutenção, outras em alugueis e há ainda as que possuem todos esse serviços.
“Mais de 75% dos brasileiros consideram usar a bicicleta como meio de transporte diário.” O dado é da pesquisa do CONECTAí, painel online do Ibope, com 4360 pessoas durante a Rio+20, Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu de 13 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro.
3 – Dimensionamento de custos
O investimento nesta área que no decorrer dos anos tem lutado em níveis parecidos aos outros meios de transporte é importante, pois vem crescendo cada vez mais. Os custos obtidos nesse produto/ serviço são semelhantes a muitos. A base esta no aluguel, telefone, importação de produtos, luz e outras despesas. É interessante resaltar que apesar dos serviços relativos à área de manutenção apresentar um baixo valor e aparentarem não ter um retorno financeiro esperado, isso é apenas uma ilusão, pois este ramo não atende poucos clientes.
Dependendo dos critérios pedidos pelo cliente o custo médio de produção de uma bicicleta simples é de R$ 200,00. Já o de uma mais sofisticada em torno de R$ 2.000,00. Mas esses valores podem variar. Isso fica a critério das peças que serão utilizadas, a marca, o modelo e a forma de venda das empresas desse ramo. Vale a pena ressaltar que esses preços também variam conforme o objetivo de uso. Bicicletas para o uso de lazer são mais em conta nos preços, mas as de corrida, por exemplo, são muito mais caras.
4 - Levantamento de informações
Araguaína
...