Autoridade De Linha
Trabalho Escolar: Autoridade De Linha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: umpoucodecarol • 27/10/2014 • 368 Palavras (2 Páginas) • 1.095 Visualizações
Autoridade de Linha X Autoridade de Staff
Autoridade de Linha
Esse tipo de autoridade tem como característica principal, o poder de influência único e absoluto do superior sobre seus subordinados, além de possuir o mesmo princípio da unidade de comando. Nessa situação, o subordinado dirige-se apenas (exclusivamente) ao seu superior e recebe ordens somente dele. Também é chamada de autoridade de comando.
Ou seja, autoridade de linha é quando há a possibilidade do gestor dar ordens aos subordinados de maneira direta na cadeia de comando.
Tem como vantagens a estrutura simples e de fácil compreensão, estabilidade e facilidade de implantação. No entanto, pode gerar o comodismo, autoritarismo e generalização de tarefas por parte do superior/chefia.
Normalmente, a autoridade linear é aplicada em típicas organizações militares.
Autoridade de Staff
Idalberto Chiavenato diz que esse conceito não precisa da rigidez proposta na autoridade de linear, pois “...é exercida sobre ideias ou planos. A sua atividade é pensar, planejar, sugerir, recomendar, assessorar e prestar serviços especializados”. Ou seja, o gestor pode apenas aconselhar e/ou sugerir ideias a outras pessoas, porém não possui o direito de ordenar algo, pois estes estão fora de sua cadeia de comando.
A autoridade de staff está presente em atividades especializadas de uma organização, como na assistência jurídica, nos métodos e processos de produção, consultoria trabalhista, contabilidade, compras, pessoal, propagandas, planejamento do controle financeiro, etc.
Delegação de Autoridade
Chuck Williams diz que consiste na “atribuição de autoridade e responsabilidade diretas a um subordinado para que ele realize tarefas pelas quais o gestor normalmente é responsável”.
As empresas geralmente utilizam a delegação de tarefas com objetivo de proporcionar alta flexibilidade para satisfazer seus cliente, adaptar-se ao ambiente, além de avaliar a capacitação de seus funcionários e recompensar aqueles que obtiveram um bom desempenho.
Isso normalmente ocorre quando o gestor necessita cuidar de tarefas mais importantes e delega aos seus colaboradores parte de suas tarefas. Nisso, muitos encontram dificuldades para delegar tais tarefas, uma vez que temem que os resultados não correspondam as suas expectativas ou ainda arrumam um intervalo do seu tempo a fim de interferir no trabalho de sua equipe.
Em 2000, ocorreu o caso de Bill Gates, fundador da Microsoft, onde esse delegou o cargo de diretor-presidente da Microsoft à Steve Ballmer para enfim dedicar-se a filantropia.
...