Basico De Auditoria
Monografias: Basico De Auditoria. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: k7dicas • 5/9/2013 • 419 Palavras (2 Páginas) • 561 Visualizações
A palavra auditoria vem do latim auditare= ouvir. Os ingleses ampliaram o conceito de auditing para revisão verificação.
Auditoria = conferencia, verificação, analise, avaliação e acima de tudo, comunicação dos resultados (expressar opinião) dentro de um determinado objetivo que a auditoria e propõe.
Vantagens:
• Melhor segurança nos números em relação a possíveis fraudes, distorções e erros não intencionais.
• Desestimulo a fraude
• Maior segurança para investidores
• Menor custo de capital
• Melhores controles e operações mais seguras e eficientes.
Importância:
Assegurar aos stakeholders que os controles internos foram verificados e as demonstrações contábeis fora avaliadas por pessoal especializado e que estas verificações possibilitaram uma maior segurança dos números pela empresa
Audioria interna AI
É conduzida por funcionaria da própria empresa no qual a auditoria é executada. Envolve a avaliação de desempenho, controles internos, sistemas de computação/informação, qualidade dos serviços e etc.
Busca de maneira e constante a identificação de não conformidades, prevenção e/ou detecção de falhas operecionais, discrepâncias as atividades administrativas, possibilitando maior confiabilidade nas informações geradas, de forma a garantir a salvaguarda dos ativos da empresa.
Procedimentos de auditoria interna
Teste de observância: aderência ao CI = segurança de que os CI’s da empresa estabelecidos pela adm estão em funcionamento.
A. Inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis.
B. Observação - acompanhamento de processos ou sua execução
C. Investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras de transações e das operações.
Testes substantivos – atestam a exatidão dos dados apresentados pelo SI da empresa em relação as DC em geral. Verificação/ analise de documentos, cálculos e registros-são a base da audtoria externa
CONTROLES INTERNOS é um processo integrado liberado pela empresa com um todo com intenção de fornecer razoável segurançatanto atividades administrativas quanto as operacionais, de forma a diminuir as possibilidades de desvios de ativos, desobediência as normas internas, bem como erros não intencionais.
Tipos de CI
• Preventivo – antes da fraude
• Detectivo – depois da fraude
Princípios básicos
I. A responsabilidade deve ser explicitamente determinada por escrito
II. Segregação de funções- quem contabiliza não efetua pagamento
III. Uso de confirmações extra contábeis – inventario físico
Exemplo de controles internos
...