Bloco Economico CEI
Artigo: Bloco Economico CEI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mfsc • 23/4/2014 • 2.405 Palavras (10 Páginas) • 2.529 Visualizações
Introdução
A economia mundial é globalizada então a tendência comercial é que se formem blocos econômicos, estes são criados com o objetivo de facilitar o comércio entre os países membros. Eles adotam medidas como redução ou isenção de impostos, de tarifas alfandegárias, intensificando, assim, a importação e exportação de produtos e buscam soluções em conjunto para problemas comerciais.
Teorizando, o comércio entre os países que constituem um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que tenham afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que o país que estiver fora de um bloco econômico está isolado do mundo comercial.
Este trabalho tem como objetivo apresentar o bloco econômico CEI, suas principais características, localização, como ele foi criado, como e onde ele atua, sua influência, sua relação com o Brasil, os países que o compõe e muito mais. Todas as informações contidas aqui foram recolhidas de diversos sites na internet, que incluem pesquisas, dados comprovados, tabelas e gráficos atualizados e todo conteúdo possível para facilitar a compreensão de todos.
Desenvolvimento
1. Qual bloco econômico (BE) será apresentado? Qual a sua localização?
O bloco econômico apresentado será a CEI ou Comunidade dos Estados Independentes, uma organização intergovernamental, formada por um conjunto de países que foi criado em dezembro de 1991 com o objetivo de manter uma parceria econômica e de defesa entre ex-membros da URSS. A Rússia (Federação Russa), a Ucrânia e a Bielorrússia (Belarus) foram os primeiros países a fazer parte da CEI e ficaram de fora os três países bálticos: Estônia, Letônia e Lituânia. Inicialmente se juntaram países como a Armênia, o Azerbaijão, o Cazaquistão, a Moldávia, o Quirquistão, o Tadjiquistão, o Uzbequistão e em 1993 a Geórgia e o Turcomenistão. Atualmente fazem parte deste BE somente 10 países oficias, já que a Geórgia se retirou em 2009 e o Turcomenistão se tornou apenas um associado. Sua sede está na cidade de Minsk, capital de Belarus. Atualmente há uma crise entre a Ucrânia e a Rússia, o que pode terminar com a retirada oficial da Ucrânia da CEI. Este bloco localiza-se em sua maior parte no continente Asiático, e o restante em parte da Europa Oriental.
LOCALIZAÇÃO DA CEI
2. O que seu nome significa?
CEI é uma sigla que significa em russo: Содружество Независимых Государств (СНГ), Sodruzhestvo Nezavisimykh Gosudarstv) ou em português Comunidade dos Estados Independentes.
Bandeira da CEI
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Flag_of_the_CIS.svg
3. A que classe de BE ele pertence? Qual sua principal característica?
Os países que entram em um bloco econômico tem por objetivo adotar medidas que facilitem as relações entre eles, como acordos políticos e econômicos. Porém na CEI os países membros não conseguiram firmar acordos e políticas comerciais comuns, já que a disparidade econômica entre eles é o principal empecilho para a sua integração. Os conflitos internos são constantes na CEI em decorrência dos protestos da maioria dos países contra o domínio da Federação Russa. Não há também legislação comercial comum, assim como redução ou isenção de tarifas alfandegárias. Os acordos de livre comércio que ocorrem geralmente são bilaterais com países de fora da CEI. Por esses motivos a CEI não se encaixa no perfil de nenhuma classe de bloco econômico (Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum e União Política, Econômica e Monetária).
A CEI organizou-se em uma confederação de Estados, onde se preserva a soberania de cada um. Sua estrutura abriga dois conselhos: um formado pelos chefes de Estados e outro pelos chefes de Governo, que se encontram de três em três meses. Quando foi criada era prevista a centralização das Forças Armadas e o uso de uma moeda comum: o Rublo. Este que ainda é utilizado em suas relações comerciais. Porém, alguns países membros decidiram criar a sua própria moeda. Somente em 1997 todos os membros, menos a Geórgia, assinaram um acordo para estabelecer uma união alfandegária e dobrar o comércio interno até o ano de 2009.
4. Quais são os países participantes? Por que esses países decidiram participar deste BE?
Os países participantes desse bloco atualmente são: a Armênia, o Azerbaidjão, o Belarus (Bielorrússia) , o Cazaquistão, a Federação Russa (Rússia), a Moldávia, o Quirquistão,o Tadijiquistão, a Ucrânia e o Uzbequistão. Basicamente todos os países pertencentes a este bloco econômico, faziam parte da extinta URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e com o fim dela em 1991, proporcionou que eles obtivessem sua independência. Como eles apresentavam uma grande dependência nas relações políticas, militares e econômicas dos laços gerados durante a URSS acabaram entrando na CEI. Esta criada com o intuito de ocupar o espaço deixado pela URSS. Em 2009, a Geórgia se desligou da Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Em outubro de 2005, o Turcomenistão decidiu sair oficialmente da CEI, para tornar-se apenas membro associado. Os principais objetivos quando criaram a CEI eram:
- Descentralizar o poder na região, além de colaborar para a consolidação da democracia nas ex-repúblicas soviéticas.
- Estabelecer diálogos nas áreas econômica, política e militar entre os países membros.
- Possibilitar a cooperação entre os países membros, principalmente em termos de democratização e prevenção ao crime.
- Definição de política externa e de defesa comuns.
5. Qual sua área de influência? Quais são as características que o levam a ter essa área de influência?
...