Brainstorming
Artigos Científicos: Brainstorming. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosa84 • 22/5/2014 • 835 Palavras (4 Páginas) • 1.311 Visualizações
Introdução
Certa vez uma empresa tinha um sério problema. É que seus funcionários, os quais trabalhavam embrulhando certas mercadorias com jornais, perdiam muito tempo lendo as antigas notícias e comentando-as entre si. Foi aí que os executivos decidiram dar um basta nisso. Todos aqueles trabalhadores foram convocados para uma reunião na qual lançariam suas idéias para resolver esse problema. Pois bem, começou a tempestade de idéias quando o moderador apresentou o problema, referindo-se à perda de tempo que onerava o caixa da empresa, descrevendo como os empregados, que deveriam apenas embrulhar, paravam para ler e comentar cada assunto. No início algumas sugestões clássicas surgiram, quando uns diziam para premiar os funcionários mais eficientes, outros diziam para aumentar o salário, outros queriam embrulhar com papéis sem quaisquer gravuras e assim foi até que um sujeito engraçadinho ousou fazer piada com a problemática: “fura os olhos deles”, disse o funcionário querendo fazer o moderador de bobo. A princípio foi o que conseguiu quando todos morriam de rir como se estivessem num circo pra lá de pitoresco. Depois que todo mundo se acalmou e o cacimbão de idéias já secara, o resultado: a idéia escolhida foi demitir todos aqueles funcionários e contratar uma equipe de cegos. O sujeito engraçado nunca imaginou que sua piadinha tivesse qualquer chance de ser levada a sério.
Brainstorming
Brainstorming (”tempestade cerebral”) ou chuva de idéias é uma técnica criada por Alex Osborn em 1953, que tem como principal objetivo explorar a criatividade. É uma ferramenta para geração de novas idéias, conceitos e soluções para qualquer assunto ou tópico num ambiente livre de críticas e de restrições à imaginação. O Brainstorming é útil quando se deseja gerar em curto prazo uma grande quantidade de idéias sobre um assunto a ser resolvido. Possíveis causas de um problema, abordagens a serem usadas, ou ações a serem tomadas. Sua grande vantagem é liberar as pessoas a pensarem de maneira criativa.
Atualmente o Brainstorming é cada vez mais utilizado pelas Organizações, pode ser feito por qualquer grupo de trabalho, nas mais diferentes situações: resolução de problemas, criação de novos produtos, identificação de riscos, planejamento estratégico, desenvolvimento de campanhas publicitárias, dentre outros. A prática do brainstor¬ming ocorre a partir da exis¬tência de um problema na empresa ou da necessidade de definição de ações e ado¬ção de novas idéias. A partir daí, é necessário a escolha de um grupo, que pode ser pe¬queno ou grande, para a apli¬cação da técnica.
O brains¬torming demanda a presença de um facilitador, cuja fun¬ção é extrair as sugestões dos participantes, mantendo-se imparcial e exercendo a li¬derança para a manutenção da ordem e do propósito da sessão. Para obter sucesso na aplicação do brainstorming, deve-se levar em consideração alguns aspectos, críticas devem ser evitadas, por ser uma técnica de criatividade geral, uma crítica a uma idéia ou uma simples brincadeira poderá inibir algum participante de expor sua sugestão. Cabe ao líder saber separar invenções de decisões e ato criativo de ato crítico. Para isso, o melhor é analisar as idéias mais promissoras após o brainstorming e tentar aperfeiçoá-las. Não tenha medo da idéia ridícula nem da idéia absurda é daí que pode sair a boa idéia. Vale ressaltar também, que a técnica pode ser realizada de maneira que o líder achar conveniente, inclusive individualmente. E depois, cruzar com os outros. Para aplicar a técnica é importante.
• Defina um problema ou assunto a ser tratado.
• Selecione um grupo.
...