Técnica “Brainstorm”
Artigo: Técnica “Brainstorm”. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elisvf • 16/5/2013 • Artigo • 501 Palavras (3 Páginas) • 492 Visualizações
Brainstorm - Significa "Tempestade Cerebral". Técnica de reunião coletiva de criação, adotada principalmente em agências de P.P. Consiste em reunir pessoas de diferentes especialidades, envolvidas na elaboração de uma campanha, para a discussão livre e descontraída, onde os participantes podem expor qualquer idéia, por mais absurda que pareça, sobre todos os aspectos relacionados à criação e ao desenvolvimento da campanha, sobre o produto, seu mercado, possibilidades, características, possíveis slogans, etc... Os princípios básicos são os seguintes:
A - nenhuma crítica às idéias apresentadas durante a reunião.
B - livre curso à imaginação dos participantes.
C - grande número de idéias.
D - aperfeiçoamento conjunto das idéias consideradas aproveitáveis. É geralmente com brainstorming que se iniciam, na agência, os trabalhos de criação de uma campanha.(tempestade cerebral, chuva de idéias)
BrainStorm é um compartilhamento de idéias, "duas cabeças pensam melhor que uma", aqui no fórum, um BrainStorm é muito bom, por quê? Porque aqui se reunem pessoas de diferentes especialidades, e cada uma tem uma opinião e uma visão diferente, cada um compartilha sua idéia, a idéia pra um pode não ter nada a ver, para outro sim, mas cada um aproveita do jeito que pode, e de uma maneira ou de outra, todas ajudam a próxima idéia, e assim vai melhorando, até chegar em uma idéia final.
Não é bom criticar idéias durante esse compartilhamento, pois todas podem ser aproveitadas de alguma forma. Em BrainStorm, considera-se que toda idéia é válida, mesmo que seja inicialmente considerada "idiota". Isso porque, de uma idéia "idiota", pode ser gerada uma idéia inovadora.
Técnica “Brainstorm”
Tempestade Cerebral
Técnica “Brainstorm” ou Tempestade Cerebral, de autoria do Prof. Alex F. Osborn. O nome original é “brainstorm session”.
Talvez este seja o método mais difundido. É muito fácil para fornecer rapidamente um grande número de soluções-alternativas.
Compreende sete fases:
1 – Ordenação: definição clara dos objetivos.
2 – Preparação: reunião dos dados pertinentes ao problema.
3 – Análise: decomposição do problema em sub-problemas e exame detalhado.
4 – Ideação: geração das idéias em torno dos sub-problemas.
5 – Incubação: descanso para produzir novas associações subconscientes e superar possíveis frustrações.
6 – Síntese: reunião das idéias em forma de soluções alternativas.
7 – Avaliação: julgamento e escolha final de alternativas.
O Brainstorm ou “pipoca cerebral” pode ser praticado individualmente ou em grupos de 10 ou 12
...