CEMP - Comunicação Empresarial
Artigo: CEMP - Comunicação Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Siestrada • 5/5/2012 • 1.597 Palavras (7 Páginas) • 2.662 Visualizações
CEMP – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A comunicação Empresarial é caracterizada como uma fusão de todas as atividades de comunicação da empresa, por isso é uma atividade multidisciplinar que envolve métodos de vários departamentos da empresa: relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, propaganda, marketing, etc. A CEMP relaciona-se, praticamente, com todas as outras atividades da empresa, embora seu caráter multidisciplinar delimite as suas atividades,pois, é fundamental que as atividades de Comunicação empresarial sejam articuladas com o planejamento estratégico da empresa.
O público alvo das atividades de CEMP é dividido em interno: formado por colaboradores da empresa, ou seja, funcionários, fornecedores e parceiros; e externo: governo, formadores de opiniões e os consumidores. Entre seus objetivos destacam-se: atender às exigências dos consumidores, competitividade no mercado, construção da imagem institucional da empresa e respeitar questões relacionadas à preservação do meio ambiente.
A construção da imagem institucional de uma empresa é formada pela: imagem do produto e imagem da relação com o consumidor; para levar ao consumidor e à sociedade a imagem que se deseja é preciso que os funcionários participem da construção dela. Um produto de qualidade aliado ao respeito à cidadania e a aspectos éticos é fundamental para qualquer empresa, assim é possível promove a confiança de seus funcionários, do consumidor e da sociedade em seus produtos, serviços e atendimentos.
A necessidade permanente de inovação para manter a vantagem competitiva tornou-se a principal preocupação das empresas, porque é preciso atender às exigências dos consumidores mais conscientes e exigentes de seus direitos, a atenção a esse aspecto foi ao encontro da criação dos 0800, SAC e ombudsman. Esses serviços permitem que os consumidores apresentem à empresa seus problemas em relação aos produtos e serviços adquiridos e isso ocorre quase sem custo ao consumidor.
É recomendável uma pesquisa constante das necessidades dos consumidores no que diz respeito a novos serviços e produtos, a busca pela satisfação dos clientes tem levado as empresas a investirem na adequação de seus produtos às características físicas, psicológicas e culturais de seus clientes.
Como resultado do investimento maciço em marketing e em pesquisa e desenvolvimento, foi criada uma gama de variedade de estilo, indicação e especificação dos produtos, como por exemplo:
• Na indústria têxtil e de confecções, a criação do teflon, dos fios sintéticos, a mistura de algodão com a lã. Essas novidades atendem a exigências específicas de características de pele, de temperatura etc.
• Na indústria automotiva, foram fabricados carros mais seguros, menos poluentes, mais fáceis de dirigir etc.
• Na indústria de construção e de eletrodomésticos, o aquecimento e a refrigeração central de ambientes e o home theater são bons exemplos.
A diversidade constatada, não se restringe apenas ao setor produtivo, é possível observá-la no setor de serviços; as agências de turismos, por exemplo, oferecem pacotes de viagens específicos para a terceira idade, para crianças, para pessoas desacompanhadas.
Em 2008 entrou em vigor a nova regulamentação para o funcionamento dos SACs, para os clientes e usuários de serviços, que é certo como resultado do Decreto de Lei 6.523/2008 é que as empresas terão de, necessariamente, aprimorar sua comunicação com seus clientes. A tecnologia da informação e a gestão de pessoas serão ferramentas importantes nesse processo.
Hoje, com a grande oferta de produtos, o consumidor pode escolher entre as empresas que, além de oferecerem melhores preços, utilizam materiais biodegradáveis, prestam assistência técnica, demonstram respeito aos direitos trabalhistas etc. O grupo Orsa querendo conquistar a certificação ISSO 9.000 – que atesta o padrão de qualidade de processos e produtos. A certificação levou à reflexão sobre as questões relacionadas à preservação do meio ambiente, à economia de recursos naturais e à melhoria na qualidade dos produtos.
Os departamentos que estão envolvidos com a comunicação empresarial são:
• Relações Públicas – é função das RP planejar, implementar e avaliar continuamente as atividades de interação da empresa com seu público interno e externo.
• para o público interno organiza:
— Festas;
— Open House;
— Programa de Interação Padrinho/Madrinha;
— Apoio cultural e esportivo.
• Para o público externo;
— Coordenar visitas de escolas à empresa;
— Coquetéis, almoços e solenidades para autoridades
— Participar nos eventos da comunidade em que está localizada: campanha do agasalho etc.
• Assessoria de Imprensa (AI) – dentre sua atividades estão:
• elaboração do house organ, jornal com assuntos e informações de interesse dos funcionários;
• produção de press-release (documentos escritos) e press-kit (conjunto de folhetos, fotos e vídeos) contendo informações sobre a empresa;
• treinamento de funcionários para lidarem com a imprensa (mídia training).
• Marketing – tem a responsabilidade de fazer ou de delegar a propaganda dos produtos ou serviços, que deve estar afinada com a filosofia da empresa.
O meio empresarial convive com duas visões de CEMP: a de que a empresa tem de se humanizar e prestar contas à sociedade e aos funcionários
...